Embratel Pense Inovação - Só mais um site ConvergeCom

WireLurker

Palo Alto Networks descobre novo malware que infecta sistemas Apple IOS e OS X

Postado em: 09/11/2014, às 17:51

Essa nova família, chamada de WireLurker, marca um nova era de malwares através de desktops Apple e plataformas móveis, representando uma ameaça potencial para empresas, governos e clientes da Apple ao redor do mundo

A Palo Alto Networks, anuncia a descoberta de uma nova família de malwares que afetam os sistemas da Apple OS X e iOS, com características nunca vistas em quaisquer ameaças previamente documentadas de ataque a plataformas Apple.

Essa nova família, chamada de WireLurker, marca um nova era de malwares através de desktops Apple e plataformas móveis, representando uma ameaça potencial para empresas, governos e clientes da Apple ao redor do mundo.

Esta é a primeira família de malwares conhecida que pode infectar aplicativos iOS de uma forma similar a que um vírus tradicional faria. O malware WireLuker, descoberto por Claud Xiao, da Unit 42 – o time de inteligência de ameaças da Palo Alto Networks – foi detalhado no relatório anunciado em 5 de novembro: "WireLurker: A Nova Era de Malware em OS X e iOS".

A partir de uma observação inicial publicada em junho por um desenvolvedor da Tencent, os pesquisadores da Palo Alto Networks têm determinado o potencial impacto do WireLuker, avaliado os métodos disponíveis para prevenir, detectar, conter, remediar a ameaça e detalhar as proteções disponíveis a clientes da Palo Alto Networks.

A empresa lançou assinaturas para detectar toda a comunicação Command & Control do tráfego do WireLurker. É recomentado que os clientes que usam dispositivos com os sistemas OS X ou iOS implantem uma política rigorosa para bloquear o tráfego de WireLurker usando a plataforma de segurança corporativa da Palo Alto Networks. Uma lista completa de recomendações, técnicas de remediação e melhores práticas estão disponíveis no relatório sobre o WireLurker.

"WireLurker é diferente de tudo que nós já vimos em termos de malwares que atacam Apple iOS e OS X. As técnicas em uso sugerem que os invasores estão se tornando mais sofisticados quando se trata de explorar um dos mais conhecidos computadores e plataformas moveis. Como nós fornecemos proteção completa aos nosso clientes, publicamos detalhes em um relatório para que outros possam avaliar os riscos e tomar as devidas providências para se proteger", afirma Ryan Olson, diretor de inteligência da Unit 42 da Palo Alto Networks.

SEGURANÇA
Pense Inovação é uma publicação produzida especialmente para a Embratel pela TI INSIDE ONLINE, da Converge Comunicações. A reprodução do conteúdo depende de autorização prévia. A Converge Comunicações e a Embratel não assumem responsabilidades sobre mensagens alteradas, replicadas e encaminhadas por terceiros. Você pode entrar em contato pelo nosso Serviço de Atendimento ao Assinante, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00, através dos (11) 3138-4619 ou pelo e-mail [email protected]

Produzido por Converge Comunicações. Assine nossa newsletter.