Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Cientistas do MIT criam chip RFID à prova de hackers

Postado em: 05/02/2016, às 15:28 por Redação

Um grupo de pesquisadores do MIT criou um sensor de identificação de rádio frequência (RFID – usado no desenvolvimento de objetos conectados à Internet das Coisas) que seria virtualmente impossível de hackear. O sensor foi desenvolvido para evitar ataques side-channel (extrator de mensagens criptografadas) e teria apoio de um processo similar à tokenização dos sistemas de pagamentos móveis.

No chip criado pela equipe de pesquisas da universidade norte-americana, ele rodaria um programa gerador de números randomizados que geraria um número a cada transação, isso evitaria o roubo de algoritmos criptografados. Um servidor rodaria o mesmo gerador de números e toda vez que o scanner ler o RFID, ele faria a verificação através do servidor.

O grupo de pesquisa adicionou outra funcionalidade ao chip dedicado à IoT, uma proteção contra ataques elétricos, que deixaria o chip vulnerável aos ataques de hackers por alguns instantes. Se adotado, o RFID desenvolvido pelo MIT pode trazer mais segurança ao usuário, como evitar roubos de dados bancários do cartão de crédito, adquirir informações de cartão de entrada de uma empresa ou trocar etiquetas falsas em varejistas que usam o RFID – como roupas. 

Além do MIT, o novo chip de RFID foi elaborado em parceria com a Texas Instruments e com a fabricante de peças automotivas Denso. O equipamento e a pesquisa foram apresentado nesta semana durante a International Solid-State Circuits Conference em São Francisco, Estados Unidos.

Tags: , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top