Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Por que as empresas devem implementar MDM (Mobile Device Management)

Postado em: 05/03/2014, às 11:20 por Igor Gamella, da Navita

Nos dias atuais é comum que as viagens de negócio se tornem frequentes, com a rotina corrida de quem está em um reunião em São Paulo pela manhã, em uma apresentação no Rio de Janeiro pela tarde e no fim da noite ainda precisa de uma ponte aérea para Minas Gerais. A necessidade de mobilidade já se tornou padrão para a maior parte das empresas. Junto à invasão dos dispositivos pessoais e a facilidade de se mobilizar informações, conteúdo e sistemas, anteriormente só disponíveis dentro dos escritórios, vem a preocupação com a segurança, integridade e gerenciamento de todos estes aspectos.

Mas calma, ainda não precisa começar a perder os cabelos! Com todos os avanços atuais nos aparelhos que levamos conosco na maior parte do tempo, as ferramentas de MDM (Mobile Device Management, ou seja, Gerenciamento de Dispositivos Móveis) oferecem cada vez mais recursos para que as empresas mantenham as rédeas de tudo que estas pequenas máquinas – que chamamos de smartphones e tablets – podem fazer.

Configurar remotamente contas de e-mail, perfis de VPN ou WiFi facilita a vida do usuário, assim como distribuir conteúdo em massa ou aplicativos já não são mais tarefas desafiadoras para as ferramentas de MDM atuais. Os desafios agora consistem em garantir que toda essa estrutura se mantenha sempre disponível e segura. Roubos e perdas de smartphones ou tablets são comuns, mas ainda muitas empresas não conhecem, ou não sabem como mitigar, o perigo caso as informações contidas em um dispositivo móvel sejam acessadas sem a permissão ou consentimento de seu portador. Cada vez mais documentos são acessados e armazenados em dispositivos móveis e as empresas precisam controlar essa informação, que não pode ser copiada ou distribuída para outros equipamentos ou e-mails pessoais. Muitas empresas entregaram tablets para seus colaboradores e 80% dos aplicativos instalados não são relacionados ao trabalho, em sua maioria são jogos porque a empresa não preparou uma loja corporativa de aplicativos só com as apps homologadas e permitidas para o uso de sua equipe.

Ferramentas líderes de mercado já se propõem a ultrapassar todos os novos desafios impostos pelo mundo móvel. Atualmente as empresas que jutilizam serviços de MDM conseguem realizar diversos comandos e aplicar numerosas restrições, assim como limpeza do conteúdo empresarial, bloqueio do dispositivo, sem contar restrições de funcionalidades e acessos baseadas em perfil de usuário, horário e até mesmo geo-localização! E antes que esqueçamos, tudo isso é feito de forma automática e remota, deixando até mesmo que se apliquem políticas diferentes aos funcionários mais aficionados que já trabalham através seus dispositivos pessoais, utilização que tem até termo definido, o famoso BYOD (Bring Your Own Device).

Podemos concluir que considerando todas as necessidades apresentadas pelas corporações e seus colaboradores, o tempo é demasiado curto para se adiar a implantação de meios para a gestão de dispositivos, conteúdo e aplicações, sem deixar de lado a segurança dos e-mails e usabilidade dos smartphones e tablets, caso ainda não sejam gerenciados. A cada dia que passa mais informações são criadas, disponibilizadas, armazenadas e compartilhadas através dos dispositivos móveis.

Em resumo, podemos afirmar que são três os principais motivadores que nos fazem entender porquê as empresas devem adotar uma solução de MDM:

1) Segurança – Se as empresas possuem sofisticados processos e controles para computadores e notebooks, por que negligenciar os dispositivos móveis?

2) Simplicidade – Os colaboradores de uma empresa que possuem um smartphone ou tablet não devem sofrer para poder configurar ou manter seus dispositivos

3) Controle – Um dispositivo móvel é uma ferramenta de trabalho e não de diversão. As empresas devem estabelecer controles de acordo com seu perfil corporativo para disponibilizar apenas os aplicativos e os recursos necessários e saber como estão sendo utilizados esses equipamentos.

Sua empresa já está pronta para este novo mundo?

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top