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22 mil cariocas recebem alerta de chuvas por SMS

Postado em: 09/01/2012, às 15:02 por Fernando Paiva

A prefeitura do Rio de Janeiro está usando as mensagens de texto (SMS) para celular como ferramenta de comunicação com a população, com o objetivo de alertá-la sobre a ocorrência de temporais. Mais de 22 mil pessoas já se cadastraram para receber gratuitamente os avisos por SMS, através de uma parceria entre a Defesa Civil do município do Rio de Janeiro e as quatro maiores operadoras móveis que atuam na cidade (Vivo, Claro, TIM e Oi). Para cadastro, basta enviar uma mensagem para o número 4000 com o texto "DCRJ". Os alertas de chuva são transmitidos com cerca de quatro horas de antecedência baseados em informações colhidas via satélite e por uma rede de radares meteorológicos mantidos pela própria prefeitura. ATUALIZAÇÃO: Na Claro, a mensagem de cadastro deve ser enviada para o número 889.

Áreas de risco

Paralelamente, a Defesa Civil do Rio mantém há quase dois anos outro serviço de SMS relacionado às chuvas: um sistema de alerta para agentes de saúde comunitários do programa saúde da família. Cerca de 3,5 mil agentes que atuam em 117 áreas de risco de deslizamento mapeadas no Rio de Janeiro receberam celulares da prefeitura para os quais são enviadas mensagens com alertas meteorológicos. A cidade foi dividida em dez regiões e os avisos são segmentados geograficamente. Os agentes comunitários ficam encarregados de espalhar a informação em suas áreas de atuação, geralmente no boca a boca. Cada agente é responsável pelo atendimento de aproximadamente 100 casas.

Além dos alertas de previsão de temporal, os agentes de saúde recebem por SMS convocações para evacuações sempre que a chuva ultrapassa 40 mm em uma hora ou 125 mm em 24 horas. Ao mesmo tempo, soam sirenes instaladas nas áreas de risco. "Nosso objetivo é reduzir o dano humano e entendemos que o SMS é a forma mais rápida e confiável de alertar o maior número de pessoas possível", explica o subsecretário de defesa civil do Rio de Janeiro, Márcio Motta. Em dezembro foram enviados cinco alertas. Em janeiro deste ano já foram três. No caso das mensagens para os agentes comunitários, a plataforma de disparo de mensagens é fornecida pela Human Mobile.

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