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Restauração de conteúdo e diagnóstico de aparelhos: novos serviços para lojas de celulares

Postado em: 09/06/2015, às 11:24 por Fernando Paiva

Em tempos de crescimento das vendas on-line, é preciso tornar as lojas de celulares mais atraentes, com novos serviços. A Cellebrite, uma subsidiária da Sun Corporation, desenvolveu uma solução em hardware e software para permitir que operadoras e redes varejistas ofereçam aos clientes de suas lojas dois serviços: a transferência completa de conteúdo entre os celulares antigo e novo, e o diagnóstico de aparelhos. Para tanto, é utilizada uma máquina chamada Cellebrite Touch. Os dois serviços fazem parte da linha Mobile Lifecycle, que tem entre seus primeiros clientes as lojas da Apple, AT&T, Verizon, Vodafone e Orange. A empresa quer convencer operadoras e varejistas brasileiros a adotarem a solução este ano.

A máquina consegue reconhecer mais de 8 mil modelos diferentes de telefones móveis e realizar a transferência completa de conteúdo entre eles, mesmo quando são de plataformas diferentes. A ideia é que seja usada por consumidores que estão trocando de aparelho. "Transferir conteúdo de um iPhone para outro iPhone é relativamente simples. Mas como fazê-lo de um BlackBerry para um Samsung? Ou de um Nokia para um iPhone?", comenta Marcelo Comité, gerente de operações da Cellebrite na América Latina. Com o aparelho fornecido pela empresa, basta conectá-lo aos dois celulares: o reconhecimento dos modelos e de seus sistemas operacionais é automático. Em seguida, é calculado quanto há para ser transposto, incluindo contatos, fotos, vídeos, emails, mensagens de texto etc. É possível também definir uma lista de apps  para serem instalados. Antes de começar a transferência, o sistema informa se há espaço livre suficiente no novo aparelho. A varredura é feita na memória interna, no cartão de memória e no SIMcard do terminal antigo.

O fato de haver hoje diversos serviços de back-up automático na nuvem que funcionam em múltiplas plataformas, como Dropbox e o recém-reformado Google Fotos, não atrapalha os planos de negócios da Cellebrite, garante Comité. Ele avalia que ainda é pequena a parcela do público que utiliza esses serviços.

Diagnóstico

A outra solução consiste na realização de um diagnóstico do smartphone, identificando se todas as suas funções estão funcionando a contento, mais ou menos como um check-up médico do aparelho. "É feita uma varredura no celular, tanto em relação ao hardware quanto ao software. É verificado se está tocando a campainha, se a tela está funcionando corretamente, como está a vida útil da bateria etc. Analisa-se também se há algum vírus instalado", descreve o executivo. A solução sugere alterações a serem feitas, mas quem decide é o dono do aparelho.

A Cellebrite está aberta a diferentes modelos de negócios para vender as duas soluções no Brasil. Pode ser desde uma venda avulsa da máquina ou seu leasing, até um acordo de cobrança por transação realizada.

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