Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

26% dos adolescentes norte-americanos preferem SMS a encontros ao vivo

Postado em: 10/01/2012, às 14:32 por Redação

Um quarto dos adolescentes norte-americanos, ou mais precisamente 26% deles, sentiria mais falta do serviço de mensagem de texto (SMS) do que de encontrar amigos ao vivo. É o que revela uma pesquisa sobre hábitos de adolescentes realizada pelo Ericsson ConsumerLab entre junho e novembro do ano passado com 2 mil jovens norte-americanos com idades entre 13 e 17 anos. Em uma das perguntas, os entrevistados deveriam dizer de quais meios de comunicação sentiriam mais falta. Era possível listar até três, em ordem decrescente de prioridade. Em primeiro lugar, 58% responderam "encontros ao vivo"; 26%, SMS; 5%, "falar no telefone celular"; e 5%, Facebook. As mensagens de texto foram citadas como o segundo meio de comunicação que mais sentiriam falta por 28% dos jovens e como terceiro por 17%. Também faziam parte da lista, mas foram pouco mencionados: falar no telefone fixo, email, vídeochat, chat e Twitter.

De acordo com os pesquisadores, os adolescentes norte-americanos gostam de mensagens de texto porque é um meio de comunicação que pode ser usado sem interromper outras tarefas simultâneas: os SMS são enviados no recreio, em festas, fazendo compras etc. Chamadas de voz e email são vistas como meios de comunicação para adultos. Ainda segundo a pesquisa, o tempo médio de cada ligação telefônica de 53% dos adolescentes dos EUA é inferior a 4 minutos.

Questionados sobre a freqüência de uso de cada meio de comunicação pesquisado, 49% responderam que aumentaram sua utilização do Facebook nos últimos 12 meses; 45% relataram aumento do envio de SMS no mesmo período;  e 44% incrementaram o uso de chamadas de voz. O acesso a ferramentas de chat permaneceu estável, enquanto a freqüência de ligações de telefones fixos caiu. Os pesquisadores chamam a atenção para o fato de 23% dos adolescentes terem relatado um aumento no uso de vídeo chat, o que é apontado como uma forte tendência para os próximos anos. As principais ferramentas são ooVoo e Skype.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top