Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Intelsat aposta no uso de satélites para carros conectados

Postado em: 12/02/2016, às 14:27 por Fernando Paiva

Os satélites vão desempenhar um papel importante no desenvolvimento de carros conectados. Sua principal vantagem é a possibilidade de envio de dados simultaneamente para milhões de veículos dentro de uma grande área geográfica. Isso permitirá, por exemplo, a atualização remota de softwares do automóvel sem que seu dono precise levá-lo até a uma concessionária. O uso de satélites pela indústria automotiva é uma das apostas da Intelsat para seus satélites de nova geração, como o Intelsat 29e, lançado recentemente e que cobre as Américas, o Caribe e o Atlântico Norte.

"O satélite é uma tecnologia única devido à sua capacidade de transmitir com segurança grandes quantidades de dados para múltiplos pontos. Trata-se de uma vantagem sobre as redes móveis. Isso poderá ajudar fabricantes de automóveis a rapidamente entregarem atualizações de software para carros que dependem cada vez mais de diagnóstico e assistência computacionais", avalia Marcio Brasil, diretor de vendas da Intel no Brasil. Ele aposta também que a conectividade satelital poderá ser usada em carros sem motoristas, tal como hoje acontece em aeronaves não-tripuladas.

O Intelsat 29e faz parte de uma nova geração de satélites de alta capacidade da Intelsat, batizada de Epic, que consegue transmitir entre 25 e 60 Gbps. O executivo espera que esses satélites sejam aproveitados também para o provimento de conectividade dentro de aviões e de navios. "A conectividade em um voo ou num navio se transformou hoje em algo essencial para passageiros e tripulantes", comenta.

No Brasil, especificamente, o diretor da Intelsat acredita que a capacidade do novo satélite servirá também para o atendimento a diferentes verticais em áreas rurais, incluindo a atuação como backhaul na expansão das redes 3G e 4G, assim como a solução de conectividade para novas agências bancárias e caixas eletrônicos no interior do País.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top