Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Rosetta Spacecraft Mission e Find Rosetta

Postado em: 12/11/2014, às 19:25 por Fernando Paiva

A quarta-feira 12 de novembro de 2014 foi um dia histórico para a ciência espacial. Pela primeira vez, os seres humanos conseguiram pousar em um cometa. Bom, não um ser humano exatamente, mas um módulo espacial. A autora do feito foi a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), com o módulo Philae, que foi levado pela sonda Rosetta até o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. A ideia é coletar dados que possam nos ensinar sobre a origem da vida na Terra.

Nas lojas de aplicativos, há alguns títulos sobre a Rosetta. Os dois mais bacanas que encontramos foram o Rosetta Spacecraft Mission (Android) e o Find Rosetta Free (Android, iOS). O primeiro mostra em uma animação todo o trajeto da sonda Rosetta ao longo do tempo, desde o seu lançamento, em 2004. Antes do pouso no cometa, a sonda já havia passado ao lado de Marte e de alguns asteroides. Sua missão vai acabar em 2015, quando se aproximar do Sol. Os botões e a tipografia no app são pequenos e o banner de publicidade incomoda um pouco, mas mesmo assim vale a pena passear com a sonda pelo espaço vendo em poucos minutos o que ela levou dez anos para percorrer.

O segundo app, Rosetta Free, complementa o primeiro: é um localizador da sonda no céu. Como no Google Sky, a tela do smartphone vira uma espécie de janela para o cosmos. Seguindo uma seta indicadora, encontra-se a posição atual da Rosetta no espaço.

Nenhum dos dois apps é um primor em design ou usabilidade, mas, para quem está interessado nesse recente feito da humanidade, servem como uma porta de entrada para conhecer um pouco mais sobre a sonda Rosetta.

Link para download da Rosetta Spacecraft Mission na Google Play

Link para download da Find Rosetta Free na Google Play

Link para download da Find Rosetta Free na App Store

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top