Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Ameaças em aparelhos com sistema Android já chegam por e-mail, informa F-Secure

Postado em: 14/05/2013, às 17:35 por Redação

O primeiro trimestre de 2013 foi marcado por estreias em malware para Android que agregam complexidade ao cenário de ameaças ao sistema operacional. De acordo com o Relatório de Ameaças Móveis, produzido pelo laboratório da F-Secure, observou-se a distribuição de ameaças do Android por spam de e-mail. Ou seja, as ameaças, nos dispositivos móveis, não estão mais restritas ao uso de aplicativos, expandindo-se para o uso de e-mail pelos smartphones e tablets. 

Segundo a F-Secure, o cavalo de Tróia para Android conhecido como Stels começou a ser distribuído, nos Estados Unidos, por meio de e-mails falsos com assuntos da Receita Federal utilizando um kit crimeware para Android, que rouba informações sigilosas do dispositivo e obtém lucros por meio da realização de ligações a números premium. No primeiro trimestre de 2013 verificaram-se os primeiros ataques desse tipo: ativistas de direitos humanos tibetanos foram alvo, com e-mails que continham um anexo infectado por um malware para Android. Os dispositivos móveis também têm sido alvo de ameaças na Índia, onde um aplicativo de Android com uma falsa "oferta de trabalho" no país informa que o usuário está sendo considerado para um cargo em um grupo indiano multinacional. Para agendar a entrevista, o aplicativo solicita um depósito caução reembolsável.

De acordo com o relatório, o número de novas famílias de ameaças móveis e suas variáveis continuou em alta apresentando crescimento de 49% em comparação com o trimestre anterior, de 100 para 149. 136, ou 91,3%, eram para Android e 13, ou 8,7%, para Symbian. Os números do primeiro trimestre de 2013 mais que dobraram em relação mesmo período do ano anterior, quando 61 novas famílias e variáveis foram descobertas.

 

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top