Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Brinco inteligente monitora batimento cardíaco e atividade física

Postado em: 14/11/2014, às 18:48 por Redação

Depois das pulseiras, dos relógios e dos óculos, chegou a vez dos brincos ficarem mais inteligentes. Uma start-up canadense chamada Biosensive Technologies está desenvolvendo o "Ear-o-Smart", um brinco capaz de medir o batimento cardíaco, as atividades físicas e as calorias queimadas de quem o espeta na orelha. Para bancar o projeto, estão sendo levantados fundos no site KickStarter. A meta é conseguir US$ 30 mil até 28 de dezembro e lançar o produto em junho de 2015.

A motivação por trás da criação do "Ear-o-Smart" é estética: seus criadores entendem que as pulseiras inteligentes não são bonitas e muitas mulheres não gostam de usá-las em eventos sociais e no trabalho. Com isso, deixam de monitorar boa parte dos exercícios físicos que fazem ao longo da rotina do dia a dia. Mas o brinco tem outra vantagem: seu monitoramento tem maior precisão que as pulseiras. Ele usa uma luz de LED que é refletida pelo sangue que corre debaixo da pele da orelha. Essa luz refletida é captada por um sensor. As informações coletadas pelo brinco são enviadas por Bluetooth Low Energy (BLE) para o smartphone, onde são apresentadas em um app. O desafio agora é melhorar a duração da bateria, hoje em torno de oito horas.

A empresa desenvolveu um modelo de brinco perolado, menor que uma moeda. Também foi criado uma espécie de kit "faça você mesmo", para que os próprios consumidores instalem o pequeno chip em seus brincos preferidos. Os dois produtos podem ser adquiridos pelos colaboradores do projeto no KickStarter, por 125 e 150 dóladres canadenses, respectivamente.

Tags: ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top