Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

América Móvil e Telefónica assinam acordo internacional de apoio a NFC no SIMcard

Postado em: 16/11/2011, às 16:47 por Fernando Paiva

Um importante passo na padronização de serviços de pagamento móvel via NFC (Near Field Communications) foi dado nesta quarta-feira, 16, em um congresso da GSM Association na Ásia: 45 operadoras do mundo inteiro assinaram um acordo para apoiarem conjuntamente o desenvolvimento de soluções de NFC embarcado no SIMcard. Entre as signatárias estão a mexicana América Móvil e a espanhola Telefónica, que praticamente dividem o mercado latino-americano. As chinesas China Unicom e China Mobile, que juntas somam mais de 800 milhões de usuários, também apoiaram a iniciativa, assim como o consórcio norte-americano de pagamentos móveis Isis, que reúne as operadoras AT&T, T-Mobile e Verizon.  Para assegurar a interoperabilidade da solução de NFC em SIMc ards, a GSMA publicou uma série de especificações e de APIs em seu site.

Análise

A indecisão sobre onde deve ser embarcada a antena de comunicação de NFC é um dos maiores entraves para o desenvolvimento dessa tecnologia em dispositivos móveis. A grande discussão nos últimos anos é se o NFC deveria ser embarcado no hardware dos telefones ou no SIMcard. A segunda opção é, obviamente, a mais interessante para as operadoras móveis, pois permite que mantenham o controle sobre a experiência do usuário em pagamentos móveis. Era natural que, mais cedo ou mais tarde, as teles assinassem um acordo como o anunciado nesta semana. A cooperação, contudo, talvez esteja chegando um pouco tarde: vários fabricantes já lançaram modelos com NFC embarcado (vide Nokia, BlackBerry, Samsung e LG), dando oportunidade para emissores de cartões ou qualquer outra empresa de aproveitar essa funcionalidade do hardware a partir de aplicativos móveis, sem a necessidade de negociar com as operadoras.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top