Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

App brasileiro facilita o agendamento em salões de beleza

Postado em: 19/06/2015, às 17:32 por Fernando Paiva

Encontrar um salão de beleza e agendar um horário agora ficou mais fácil e pode ser feito diretamente na tela do smartphone. Um grupo de empreendedores de São Paulo da start-up Move it Digital criou o moveHair (Android, iOS), um aplicativo que serve de ponte entre clientes e salões de beleza, spas, centros de estética e cabeleireiros autônomos. No ar em Android desde março e em iOS há poucas semanas, o moveHair já conta com mais de 450 estabelecimentos cadastrados. A maioria está concentrada em São Paulo, por conta da origem da empresa, mas na prática a ferramenta pode ser usada no Brasil inteiro.

Há duas versões do app: uma para o cliente e outra para o estabelecimento comercial. Através do smartphone, o consumidor pode pesquisar por salões próximos à sua localização e filtrar por tipo de serviço desejado. A lista é extensa e inclui 16 categorias, desde manicure, pedicure e corte de cabelo, até "dia de noiva", e inúmeras subcategorias (dentro de corte de cabelo, por exemplo, há serviços como botox capilar, cauterização capilar, escova progressiva, luzes, dentre outros). Há uma página para cada salão dentro do app, com foto e informações básicas, como os serviços prestados e seus respectivos preços. Uma vez escolhido o salão ou o profissional, o consumidor envia uma mensagem dentro do app solicitando o atendimento para os serviços desejados em determinado dia e horário. O responsável pelo agendamento no salão recebe a solicitação no formato de uma notificação em seu smartphone e pode responder em seguida aceitando ou sugerindo três opções de horário. O salão tem acesso ao nome e ao telefone do cliente pelo app, o que é importante caso precise remarcar ou tirar alguma dúvida sobre o serviço solicitado.

"A ideia surgiu quando um dos nossos sócios estava em um salão de beleza de uma amiga e notou como ela perdia tempo respondendo a mensagens no WhatsApp, o que a obrigava a parar o serviço que fazia a todo instante. Eram mensagens de clientes querendo agendar serviços. O problema é que a conversa acabava se estendendo e tomando o tempo dela. Daí veio o insight: criar um app que facilitasse o agendamento, de forma que ela pudesse responder apenas sim ou não para uma solicitação", relata Alfredo Bitencourt, co-fundador da Move it Digital.

Não há qualquer custo para os salões pelo uso da plataforma. O cadastramento e o recebimento de solicitações são gratuitos. Tampouco é exigida qualquer mudança no atual sistema de agendamento dos salões. Quem já tiver um software para esse propósito ou preferir seguir com um caderno em papel, pode fazê-lo: o moveHair é apenas uma ferramenta extra para captar clientes. O cadastramento de um salão é todo feito através do aplicativo.

A monetização do moveHair virá através de quatro fontes de receita futuras: 1) publicidade dentro do app; 2) destaque para alguns salões nos resultados de busca; 3) promoção de alguns serviços ou produtos novos de salões específicos, com revenue share pelos agendamentos obtidos; 4) pagamento dentro do app. Este último ponto deve entrar no ar dentro de três a seis meses. A ideia é que o usuário possa cadastrar um cartão de crédito e pagar pelo aplicativo: neste caso, a Move It Digital ficaria com uma comissão percentual. O parceiro para o processamento dos pagamentos ainda não foi definido.

A Move it Digital está investindo em campanhas de divulgação no Facebook. E sua equipe tem visitado pessoalmente diversões salões. Daqui  a 12 meses, sua projeção é ter 10 mil salões e profissionais cadastrados, 50 mil usuários ativos e 300 mil agendamentos acumulados, informa Bitencourt.

Tags: ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top