Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Fazendeiros turcos aumentam produção com solução móvel

Postado em: 24/02/2014, às 11:25 por Fernando Paiva, de Barcelona

Os fazendeiros na Turquia estão usando seus telefones celulares como instrumento de trabalho no campo. A Turkcell, principal operadora local, criou um serviço chamado Agro-Med Mobile, que fornece dicas para agricultores, previsão do tempo para cada vilarejo do país e um canal aberto para tirar dúvidas agrícolas com especialistas, via celular. Há hoje 1,3 milhão de fazendeiros utilizando o serviço. Eles conseguiram reduzir seus custos em 20% e aumentar em 10% sua produtividade, informou o diretor de relações corporativas da Turkcell, Koray Ozturkler, durante apresentação no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona. O executivo informou que há 22 milhões de pessoas vivendo em áreas rurais na Turquia. O campo concentra 27% da força de trabalho no país, mas responde por apenas 9% do PIB, números que demonstram a  importância de serviços como o criado pela Turkcell.

Cegos

A operadora apresentou outros projetos de âmbito social envolvendo mobilidade, com destaque para um aplicativo voltado para cegos, que consegue ler conteúdo no smartphone para seu usuário, além de fornecer informações geolocalizadas. Chama-se "My Dream Partner" e está disponível para Android e iOS. Durante o período de testes, foi experimentado por 45 mil deficientes visuais na Turquia, que o acessaram 350 mil vezes, totalizando 1,9 milhão de minutos, para ler 26 mil livros e 320 mil notícias. Há hoje 8 milhões de pessoas com necessidades especiais na Turquia, sendo 800 mil delas cegas.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top