Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Portal Intragov do Rio de Janeiro ganhará versão móvel

Postado em: 24/11/2011, às 20:43 por Fernando Paiva

Tal como as grandes empresas privadas, que estão levando suas ferramentas de business intelligence (BI) para as telas dos smartphones e tablets de seus altos executivos, o governo do estado do Rio de Janeiro trabalha na "mobilização" de seu portal intragovernamental. À frente do projeto está o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), encarregado de desenvolver aplicativos para BlackBerry e iOS que se integrarão ao atual portal, batizado de Intragov.RJ. A expectativa é de que as versões móveis fiquem prontas no ano que vem.

Entre as secretarias estaduais que utilizam o portal intragovernamental estão a de segurança pública, a de educação e a de saúde. Dados como as filas em hospitais, as condições das escolas e indicadores de violência são acompanhados hoje via web, em tempo real, pelos secretários das respectivas pastas. Com os apps móveis, os gestores públicos poderão visualizar os mesmos dados em seus dispositivos móveis, com a possibilidade de recortes geográficos, pesquisas e organização em gráficos.

Este não é o primeiro projeto do governo fluminense na área de aplicativos móveis. O governador, os secretários e seus principais assessores usam há mais de um ano um serviço de clipping diário de notícias que é enviado diretamente a seus smartphones BlackBerry, incluindo matérias de jornais impressos, TVs e rádios.

SMS

No que diz respeito ao atendimento ao cidadão através de mobilidade, o Rio de Janeiro aposta no uso do SMS. "Todo mundo tem celular e o torpedo é uma ferramenta universal", explica o presidente do Proderj, Paulo Cesar Coelho. O Proderj firmou recentemente um contrato com a Takenet para que esta seja a sua integradora para envio de mensagens de texto e está levando a ideia para diversas secretarias estaduais. A primeira a utilizar o serviço é a secretaria de educação, que manda por SMS a confirmação da pré-matrícula escolar aos pais dos alunos. Além disso, na semana da matrícula propriamente dita é enviado um alerta por SMS lembrando os documentos que devem ser entregues.  Segundo Coelho, órgãos como o Detran poderiam aproveitar esse canal para lembrar os condutores de suas vistorias de carros. Ele também enxerga oportunidades para a secretaria de saúde, para recordar os cidadãos sobre datas de exames marcados, e para a Junta Comercial, com o objetivo de avisar da conclusão de processos.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top