Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Apple cria seção com app gratuito semanal na App Store

Postado em: 25/05/2012, às 15:58 por Guilherme Sorgine

A Apple iniciou a oferta gratuita de apps pagos selecionados semanalmente aos clientes de sua loja de aplicativos App Store. O primeiro app ofertado é o game "Cut the Rope: Experiments". As ofertas ficarão disponíveis por tempo limitado.

O anúncio da criação da seção “Free App of the Week“ (aplicativo gratuito da semana) na App Store foi feito por meio do Twitter, e não foram dados mais detalhes sobre a iniciativa. Desta forma, permanecem dúvidas, tais como o período de duração das ofertas e o sistema de seleção empregado para a escolha dos apps.

 O jogo “Cut the Rope: Experiments” tem custo normal de US$ 0,99 (versão para iPhone) e US$ 1,99 (versão para iPad), e voltará a ser oferecido mediante pagamento após o fim do período promocional. A Apple já oferecera anteriormente apps grátis em sua página do Facebook, mas é a primeira vez que a empresa adota essa estratégia diretamente no site da App Store.

Caso tenha continuidade, a seção “Free App of the Week“marcará a adesão da Apple à onda de apps gratuitos selecionados, já antecipada com grande sucesso pela empresa francesa Adlead (criadora do serviço App Grátis). Mais recentemente, o Windows Phone também vem aumentando a oferta, em seu marketplace, de apps em versões “trial”, as quais permitem que o usuário aproveite o serviço (geralmente em uma versão com funcionalidades limitadas) antes de comprá-lo.

Trata-se de mais um passo no dilema divulgação/monetização que afeta atualmente a indústria dos apps. A diferença é que desta vez o passo está sendo dado por uma gigante do mercado, o que faz prever desdobramentos interessantes. Do lado do fabricante, a iniciativa permite que seu app se torne conhecido em meio à infinita oferta de aplicativos existente, aumentando seu potencial futuro de lucro (uma vez que, após o breve período de oferta gratuita, o app volta a ficar disponível em sua versão paga). Do lado do usuário, a existência de uma espécie de “curadoria” por parte da Apple, selecionando apps e permitindo seu usufruto gratuito, torna possível ter acesso a aplicativos que de outra forma ele talvez nem chegasse a saber da existência; ou mesmo se o fizesse, hesitaria ao ter de pagar por eles.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top