Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

MDM: a solução ideal para gerenciar os dados nos dispositivos móveis corporativos

Postado em: 26/04/2013, às 09:59 por João Moretti, da MobilePeople

O chamado Mobile Device Management (MDM), que em português significa "Gerenciamento de Dispositivos Móveis", está ganhando notoriedade e rápida adoção entre as empresas que desejam gerenciar os dispositivos móveis, a fim de garantir a segurança da rede e das informações corporativas da empresa, além de manter a proteção dos dados quando armazenados em smartphones e tablets.

Esse sistema tem atraído as empresas que realmente passaram a se preocupar com os aspectos de gerenciamento e perceberam a necessidade em adotarem uma solução de gestão dos dispositivos móveis próprios e de seus funcionários, uma vez que os dados corporativos da empresa estão integrados por cloud computing. Com a variedade de sistemas operacionais e o crescente número de aplicações para gadgets, essa gestão  torna-se cada vez mais complexa e necessária.

O crescimento da quantidade de dispositivos na maioria das companhias é visível, e isso é uma tendência que se estende principalmente em função da permissão para que os funcionários utilizem os seus aparelhos pessoais, como tablets e notebooks como ferramentas de trabalho,  interagindo com os sistemas da empresa sem a necessidade de acesso remoto. Esse conceito conhecido como "traga seu próprio dispositivo" ("bring your own device", ou BYOD, em inglês), é um dos principais responsáveis pela necessidade de maior controle e gestão desses equipamentos nas empresas.

O sistema MDM  tornou-se uma solução corporativa, que oferece condições de assegurar que os dados estejam protegidos em qualquer situação, até mesmo no caso de perda, extravio ou roubo dos dispositivos. Nesses casos, o conteúdo armazenado na memória do aparelho poderá ser apagado remotamente e, se depois for encontrado, é possível fazer a recuperação das informações, assim como estabelecer restrições de uso e acesso particular quando o dispositivo for de propriedade do funcionário.

A plataforma de MDM ainda possibilita aplicar níveis de acesso de acordo com a posição ocupada pelo usuário da empresa, assim como por grupos de perfis profissionais, o que ajuda a selecionar os dados que podem ser acessados, de acordo com o que cada profissional deve utilizar para desenvolver seu trabalho. Além da praticidade remota, a plataforma está disponível para empresas de todos os tipos e portes.

Com certeza é um sistema que proporciona funcionalidades importantes para as companhias, tais como: o monitoramento dos programas e processos em execução, instalação, desinstalação, atualização dos programas, controle do uso de bateria e memória, localização e rota percorrida pelo dispositivo, o controle de acesso e a exigências de senhas, atualização e remoção de arquivos, e o controle e segurança dos dados armazenados.

Nota-se, portanto, que são aparentes os benefícios que a contratação desse sistema oferece às empresas, sendo eles desde a redução dos custos de suporte até, principalmente,  a diminuição dos riscos para os negócios, tendo como objetivo maior a proteção das informações vitais da empresa. Por isso é importante pensar sobre o quanto esse sistema pode ser vantajoso, já que o crescimento do uso de equipamentos móveis nas empresas é acelerado.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top