Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Incidência de malwares chega a 0,16% do catálogo de lojas alternativas

Postado em: 27/01/2016, às 18:06 por Redação

A incidência de malwares nos catálogos de lojas alternativas de aplicativos é muito maior que na Google Play. É o que comprova um levantamento feito pela chinesa Cheetah Mobile com base em amostras coletadas em nove lojas diferentes. A maior incidência foi encontrada nas lojas Nineapps e Getjar: 0,16% dos apps verificados nas respectivas amostras eram maliciosos. A menor incidência foi na Google Play, loja oficial do Google: apenas 0,005% eram maliciosos. Embora 0,16% seja um percentual baixo, cabe destacar que alguns dos apps encontrados tinham dezenas de milhares de downloads. Os dados da pesquisa estão na tabela abaixo.

A Cheetah também analisou os tipos de malwares encontrados. O mais comum são adwares (37,5%), seguido de trojans root (25%), roubo de dados pessoais (25%), fraude com conteúdo pornô (5%), cobrança de SMS premium (4,17%) e controle remoto do aparelho (3,3%).

A Cheetah Mobile recomenda às lojas de aplicativos três medidas para diminuir o problema: 1) a adoção de scanners de segurança para a verificação de todos os apps que solicitam publicação; 2) o monitoramento constante dos comentários dos usuários, pois denúncias frequentemente aparecem nesse espaço; 3) a criação de procedimentos de segurança rigorosos.

Tags: ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top