OUTROS DESTAQUES
4G
TIM lançará VoLTE comercialmente em dez capitais ainda em julho

[Atualizada em17/07]: A TIM começa a oferecer a partir de julho a tecnologia VoLTE (voz em alta definição usando dados) para seus usuários. A operadora já havia comunicado que pretendia oferecer o recurso, mas agora confirma o lançamento para ainda este mês. Conforme explicou a este noticiário o CTO da operadora, Leonardo Capdeville, a função será lançada inicialmente nas capitais onde já está operando com 700 MHz – ou seja: Recife, Fortaleza, Maceió, Natal, Teresina, Brasília, Campo Grande, Macapá, Boa Vista e Rio Branco. "O objetivo é lançar o VoLTE em julho, onde tem 700 MHz, porque é onde temos cobertura mais contínua, nas capitais do Nordeste e em Brasília. Queremos ter o VoLTE como diferencial de qualidade", disse.

Por conta das características da tecnologia, a TIM pretende oferecer inicialmente com a faixa de 700 MHz porque com ela consegue ter maior cobertura, sobretudo indoor – em Brasília, por exemplo, a cobertura em locais internos subiu de 60% com 2,5 GHz para 95% com a nova frequência. Isso é importante porque, ao contrário dos recursos de chamadas por voz over-the-top (OTT) como do WhatsApp, o serviço de voz sobre LTE precisa ter qualidade garantida. "O que noto é que a qualidade do (recurso no) WhatsApp não é tão boa, trabalha no esquema de best effort, não tem qualidade garantida e não é transparente para o usuário", compara. "A ligação do VoLTE é totalmente transparente, você não vai ter de escolher se vai fazer pelo LTE ou 3G, são funcionalidades comuns na rede", declara.

Além das capitais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a TIM está operando com VoLTE em testes no Rio de Janeiro e São Paulo. E promete que, uma vez que as demais operadoras lancem também a tecnologia, haverá interconexão normalmente, o que é previsto na padronização. No caso de apenas uma das partes ter a tecnologia (ou em ligações para telefone fixo), perde-se a voz em HD. Porém, explica Capdeville, o início da chamada será mais veloz, uma vez que o usuário que tenha VoLTE não precisará cair para a rede 3G para executar a voz (como ocorre atualmente com o 4G comum).

Uma vez que as duas pontas tenham a disponibilidade do recurso, entretanto, há mais ganhos. "Para o lado do cliente, o VoLTE traz melhor experiência na voz, é mais estável e tem melhor qualidade, não precisa ficar mudando da rede 3G e consome menos bateria. Como você usa dados para voz, e a conexão está sempre estabelecida, o tempo de conectividade quando liga de VoLTE para VoLTE é de dois segundos, contra de 8 a 10 segundos com 3G", diz.

O lançamento da tecnologia no Brasil acontece também em um momento em que aparelhos mais baratos já chegam ao consumidor com o recurso. O CTO da TIM destaca ainda a tendência observada no mercado norte-americano: segundo ele, 90% das chamadas de voz da operadora T-Mobile já são em LTE. "A gente não está falando de futurismo, já é realidade", avalia. Considerando que todos os smartphones vendidos pela TIM atualmente já são compatíveis com 4G, a ideia é que a disponibilidade da tecnologia já possa ser amplamente aproveitada.

COMENTÁRIOS

3 Comentários

  1. Excelente TIM na minha vida e bye bye zap zap

  2. Rogério Pires disse:

    Parabéns a TIM por seu pioneirismo no 4G e por tentar mudar sua imagem junto ao consumidor.

  3. rogerio disse:

    Esse é o caminho. Estou muito satisfeito com a TIM inclusive por conta dos novos serviços inclusos nos pacotes como: timbancas, deezer, etc

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro do mercado de satélites brasileiro

31 de agosto a 1 de setembro
Royal Tulip Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Top