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CONSUMIDOR
Reclamações na Anatel caem 18% em fevereiro

As reclamações dos consumidores contra serviços de telecomunicações registradas nos canais de atendimento da Anatel caíram 18% em fevereiro, em relação ao mês anterior, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira, 17, pela a agência. No total foram 270 mil reclamações, volume também 22% abaixo do registrado no mês de fevereiro de 2016. De acordo com a agência, o feriado de Carnaval, impactou no resultado.

A cobrança do serviço móvel pessoal pós-pago obteve o maior número de queixas com 51,68% do total registrado. Em seguida estão as reclamações quanto a crédito pré-pago com 51,07%. A qualidade, funcionamento e reparo da telefonia móvel atingiram 48,48%; cobrança de TV por assinatura, 44,63% e cobrança da telefonia fixa, com 37,02% das reclamações.

O serviço mais reclamado foi telefonia móvel pós-paga que recebeu 33,94% do total de reclamações (91.172 queixas). Em seguida, com 23,53% (63.219 reclamações) ficou a telefonia fixa. Já 15,66% dos usuários (42.075 reclamações) se queixaram da banda larga fixa; 13,96% (37.503 reclamações), da telefonia móvel pré-paga; e 12,90% (34.656 reclamações), da TV por assinatura.

De acordo com os dados divulgados pela agência, a Oi liderou as reclamações em fevereiro, com 74.905 queixas. Em seguida ficou a Vivo com 68.135 reclamações, a TIM com 42.839 queixas, a Claro com 33.670 reclamações, a Net com 24.469 queixas, a Sky com 13.070 reclamações, a Nextel com 8.645 reclamações, a Algar com 775 queixas e por último a Sercomtel com 67 reclamações. A respeito de TV por assinatura, a Anatel recebeu 11.045 queixas contra a Net e 2.144 reclamações contra a Sky.

Apesar de mais reclamada, a Oi tem apresentado melhora em seus totais de registro, informa a Anatel. Em fevereiro de 2017 a agência registrou 34.874 reclamações quanto à telefonia fixa da operadora, o que significou uma queda de 13,5% em relação a janeiro de 2017 e 39% em relação a fevereiro de 2016.

A central de atendimento telefônico da Anatel funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h. Para fazer a reclamação, o usuário deve ligar para 1331. Pessoas com deficiência auditiva ou da fala devem ligar para 1332 de qualquer telefone adaptado. Ou usar o aplicativo "Anatel Consumidor", que permite ao usuário registrar e acompanhar, em celulares e tablets, as reclamações feitas contra as prestadoras de telecomunicações.

COMENTÁRIOS

1 Comentário

  1. Jades disse:

    Não adianta reclamar para Anatel, as empresas não estão nem aí, sendo que a Anatel multa, mais as empresas não são obrigadas a pagar, resumindo: não tem punição.

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