OUTROS DESTAQUES
TV digital
Grupos de trabalho do GIRED terão até 23 de janeiro para apresentar planejamento
sexta-feira, 19 de dezembro de 2014 , 18h07 | POR HELTON POSSETI

Aconteceu nesta sexta, 19, a primeira reunião do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização  de Canais de TV (GIRED) que vai coordenar a limpeza da faixa de 700 MHz, assim como a mitigação de interferências e a distribuição de conversores para os beneficiários do Bolsa Família.

O grupo precisa correr contra o tempo para acertar todos os detalhes o mais rápido possível já que o desligamento piloto de Rio Verde (GO) está programado para 29 de novembro de 2015. De acordo com o presidente do GIRED, conselheiro Rodrigo Zerbone, a ideia é que todas as definições adotadas para Rio Verde sejam as empregadas nas demais cidades.

“Houve conseso de que o ideal é que a gente consiga encontrar soluções que possam ser adotadas na outras cidades, como a especificação do set-top box e outras definições relevantes. A ideia é que a gente consiga ter soluções definitivas”, afirma o conselheiro.

Na verdade, o trabalho do GIRED já está atrasado. Isso poque o Ministério das Comunicações determinou em portaria que a comunicação sobre o desligamento deverá ser iniciada um ano antes do desligamento. Portanto, o prazo já está estourado para o desligamento de Rio Verde em novembro e 2015. Por esse motivo, já ficou decidido que na próxima reunião do grupo, marcada para 23 de janeiro, o grupo técnico de comunicação deverá levar uma proposta do logotipo da TV analógica. A portaria do Minicom é de 1 de dezembro, portanto, já saiu atrasada.

De acordo com as regras da portaria do Minicom, as emissoras deverão veicular mensagem informando a data de desligamento do sinal analógico e qual será o número do canal digital da emissora. Também deverá mostrar no canto direito da tela um símbolo do canal analógico, que será criado pelo GIRED.

Ficou decidido também que cada grupo técnico – cujos nomes devem ser enviados à Anatel até a próxima segunda, 22, – levará à reunião do dia 23 um planejamento detalhado com as datas-limites para cada decisão para ser deliberada. Os representantes das empresas vencedoras do leilão de 700 MHz informaram que até janeiro finalizam a contratação de uma consultoria para ajudar na formação da Entidade Administradora da Digitalização (EAD), que por sua vez deve ser criada em fevereiro.

COMENTÁRIOS

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

EVENTOS

Principal encontro de lideranças do mercado de telecomunicações

6 de junho a 7 de junho
Royal Tulip Brasilia Alvorada, DF, Brasil
Top