Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Google lança navegador de internet nesta terça-feira

Postado em: 01/09/2008, às 21:42 por Redação

O Google deve anunciar nesta terça-feira, 2, a disponibilidade para download grátis de um navegador de internet. Batizado de Chrome, o novo browser chega para brigar com o Internet Explorer, da Microsoft, bem como com o Firefox, da Mozilla. O navegador pretende ser uma espécie de portal universal de acesso à internet, bem como para a utilização de software e serviços na rede mundial.

De acordo com analistas de mercado, cada vez mais o navegador é também a porta de entrada na web por meio de celulares e outros dispositivos móveis. "Por isso, o Google, não poderia deixar a Microsoft dominar o mercado de navegadores, sem que tivesse um desafio", disse um deles ao jornal americano New York Times, que pediu para não ser identificado.

O Google, que já vem travando uma disputa acirrada com a Microsoft nas áreas de buscas e publicidade on-line, além de sistemas operacionais para celulares, com o lançamento do Android – que, segundo rumores no mercado, deve ser lançado ainda este mês –, com esse lançamento desfere mais um duro golpe na gigante de software, que lidera o mercado mundial de aplicativos de produtividade como processador de texto, planilha, software de apresentação e programas de e-mail. Mesmo nesses mercados, o Google, que oferece esses softwares por um baixo custo ou gratuitamente, tem incomodado bastante a Microsoft.

Ainda de acordo com analistas, o Chrome reforça a rivalidade e marca uma virada do Google, que tem apoiado fortemente Firefox, o navegador de código aberto que ganhou cerca de um quinto do mercado dominado pelo Internet Explorer.

Segundo uma pessoa próxima à empresa, o projeto do navegador do Google já vinha sendo desenvolvido há mais de um ano.

Procurada pelo jornal, a Microsoft deu uma breve declaração, na qual, além das boas-vindas à entrada do Google nesse mercado, expressou confiança de que as pessoas irão preferir o Explorer, que é vendido junto com cada PC. "O novo navegador é altamente competitivo", disse Dean Hachamovitch, gerente geral do grupo Internet Explorer da Microsoft. "Mas as pessoas irão escolher o Internet Explorer 8 devido ao modo como ele disponibiliza os serviços que elas querem ter a seu alcance, respeitando as suas escolhas pessoais, a forma como querem navegar e, mais do que qualquer outra tecnologia de browser, coloca-os no controle dos seus dados pessoais on-line."

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top