Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

HSPA ganha mais de 115 milhões de assinantes na AL, diz estudo

Postado em: 01/09/2008, às 17:12 por Redação

Nos últimos 12 meses, a tecnologia de 3G HSPA (High-Speed Packet Access) ganhou mais de 115 milhões de assinantes na América Latina, incluindo o Brasil, o que representa uma participação de mercado de 67%, de acordo com uma pesquisa encomendada à Informa Telecoms & Media pela 3G Americas, organização criada para promover a implementação da tecnologia GSM, inclusive a LTE (long-term evolution), evolução das redes 3G atuais.

De acordo com a empresa de pesquisa, em 30 de junho foram registrados 3,2 bilhões de assinaturas de serviços sem fio HSPA em todo o mundo. Atualmente, são registrados mais de 1 milhão de novas assinaturas por dia da família GSM de tecnologias.

A previsão da Informa Telecoms & Media é de esse número chegue a cerca de meio bilhão até o fim de 2009, um volume que deve passar o marco de 1 bilhão em 2012. O número total de conexões GSM/HSPA deve atingir um pouco mais de 3,9 bilhões até o fim do ano que vem 2009, de acordo com as previsões da consultoria.

As operadoras GSM na América do Norte, Sul e Central continuam evoluindo as suas redes para a UMTS/HSPA. Hoje, são 29 redes comerciais UMTS/HSPA nas Américas (16 países), número que deve crescer nas economias do ecossistema global da tecnologia GSM para 231 redes no mundo inteiro e a disponibilidade de mais de 700 terminais UMTS/HSPA.

Segundo o levantamento, nas Américas, a GSM/HSPA atraiu um total de 115,4 milhões de assinaturas entre junho do ano passado e junho de 2008, que incluem 8,5 milhões de assinaturas 3G. As redes GSM/HSPA registraram um total de 472 milhões de assinantes nas Américas no fim do primeiro semestre de 2008 – quase meio bilhão de assinaturas.

O relatório da Informa Telecoms & Media diz que o número de assinaturas na América Latina continua crescendo significativamente, com a penetração de todas as tecnologias sem fio atingindo 72% no primeiro semestre. Essa penetração foi gerada principalmente pelo crescimento da família GSM de tecnologias, com praticamente 354 milhões de assinaturas e 85% de participação de mercado.

Ainda de acordo com a empresa de pesquisa, as assinaturas CDMA continuam caindo, registrando 48 milhões no primeiro semestre de 2008, abaixo das 59 milhões de assinaturas no mesmo período de 2007.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top