Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Portal do governo libera software para comunicação interativa

Postado em: 01/09/2008, às 15:18 por Redação

Internautas e empresas que necessitam de uma ferramenta para gerenciar sites, blogs, salas de bate-papo (chats) e ambientes para integração de serviços de e-mail, agenda, workflow, entre outros, já podem recorrer a uma solução desenvolvida com código aberto, que pode ser baixada no portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br).

Batizado com o sugestivo nome de Xemelê – que significa agitação, dança, um batuque dodecafônico misturando dados e máquinas –, o software foi lançado pelo Ministério da Cultura durante o Congresso Internacional Sociedade e Governo Eletrônico (Consegi), ocorrido na semana passada, em Brasília.

Segundo o gerente de Informações Estratégicas do Ministério da Cultura, José Murilo, as soluções que compõem o Xemelê possibilitam atender a demandas de comunicação interativa na internet. Para isso, dispõem de uma plataforma adaptada para gerenciamento de conteúdo web de portais institucionais e de uma aplicação para transmitir conteúdo audiovisual em tempo real pela internet (webcast) integrada a um ambiente de chat.

Em conjunto com o Xemelê também foi disponibilizada uma ferramenta (ChatCast) cuja aplicação faz a interatividade com base em conversa escrita (chat) e transmissão de vídeo (streaming). Ou seja, ao mesmo tempo em que tem acesso ao audiovisual de uma conferência que está sendo transmitida pela internet, o usuário poderá participar em tempo real do debate.

A comunidade já pode ser acessada no Portal do Software Público Brasileiro, no endereço http://www.softwarepublico.gov.br/

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top