Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Ativas desenvolve expertise para gerenciar área de saúde

Postado em: 02/01/2012, às 20:01 por Redação

O setor de saúde movimenta R$ 72 bilhões no Brasil, segundo o International Data Corporation (IDC). Dessa fatia, 3,2% é hoje investida em Tecnologia da Informação (TI), o que corresponde a R$ 2 bilhões —10% do mercado total de TI. A expectativa é de que o número acompanhe o desenvolvimento do segmento, que cresce 14% ao ano e engloba 221 mil estabelecimentos, 70% deles prestadores privados. O estudo também aponta a provável expansão das operadoras de saúde, principalmente entre as classes C e D, já que apenas 25% da população possui planos privados.

O cenário exige que as empresas de saúde invistam em uma infraestrutura tecnológica robusta, capaz de garantir a gestão eficiente e segura dos dados e processos, de aprimorar o atendimento e a relação com o cliente, de controlar custos e de apoiar a sustentabilidade do negócio — soluções que a Ativas, empresa do Grupo Asamar e Cemig Telecom, disponibiliza para instituições do setor como a Unimed-BH, Unimed Betim, Unimed-Rio, Hospital Biocor, Uniodonto Curitiba, Copass Saúde, entre outras.

A provedora desenvolveu expertise nas áreas de hospedagem, administração e gerenciamento de sistemas de gestão, que podem contribuir para que as instituições de saúde alinhem de maneira mais eficaz suas estratégias e operações e tenham mais visibilidade sobre os processos organizacionais. Por meio desse serviço, é possível alcançar maior produtividade e otimizar a gestão financeira, utilizando recursos analíticos de negócios, bem como acessar as informações certas, em tempo real, e detectar os possíveis problemas com antecedência.

Outro foco da Ativas é fornecer tecnologia para subsidiar a implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), modelo nacional de prontuário médico digital que armazena os atendimentos, internações, imagens diagnósticas, tratamentos anteriores e permite, assim, o acompanhamento do caso e a visão detalhada da evolução do paciente. O PEP permite também que as instituições reduzam custos, padronizem rotinas de trabalho e níveis de atendimento, rastreiem a produtividade operacional e criem barreiras de segurança associadas ao cuidado do paciente A Unimed-BH, uma das maiores cooperativas do país na área médica, já usa o serviço, aliado ao Picture Archiving and Communication System (PACS), que armazena e integra imagens de exames ao PEP.

A empresa também está preparada para oferecer soluções que viabilizem, por exemplo, a utilização da tecnologia RFID, que rastreia a movimentação e localiza materiais, equipamentos, medicamentos e pacientes na instituição, além de permitir a realização de um inventário em tempo real dos insumos mais críticos; e a telemedicina — tendência na área médica—, ou seja, a discussão, acompanhamento, pesquisa ou avaliação de um caso ou intervenção clínica por grupos médicos fisicamente distantes.

Fidelização de pacientes

A busca por mecanismos de fidelização do paciente é um dos principais desafios da área de saúde. Esse era também um dos objetivos da Unimed-BH, quando fechou parceria com a Ativas há um ano. Para tanto, a empresa desenvolveu um trabalho específico na Central de Serviços da cooperativa. Estruturada conforme os princípios de ITIL (melhores práticas recomendadas para a prestação de serviços de TI), a central passou a fornecer atendimento 24 horas. Mais de 60 procedimentos foram padronizados a partir do conceito de Gestão do Conhecimento, criando um processo rápido e eficiente para solucionar demandas mais recorrentes. “Na prática, a resolução de problemas para o usuário ficou mais ágil: uma vez mapeadas, as ocorrências já têm respostas imediatas. Isso hoje ocorre com 30% das demandas”, destaca o analista de transição da Ativas, Hélcio Vieira. As medidas levaram o índice de abandono de ligações cair de 36% para 0,4% em um ano.

Por meio da adoção de soluções de TI, os sistemas ganharam em disponibilidade, segurança, escalabilidade, agilidade e inovação. A cooperativa passou a contar com a mais moderna infraestrutura de tecnologia, bem como profissionais altamente especializados. “Como o objetivo da terceirização era focar em nosso core business, a parceria com a Ativas foi acertada”, ressalta o diretor-presidente da Unimed-BH, Helton Freitas.

Confidencialidade e segurança

Um quesito fundamental e uma obrigação legal de hospitais, clínicas e operadoras de saúde é garantir a confidencialidade das informações e documentos dos pacientes. Para atender essa necessidade, bem como permitir a continuidade dos serviços, a provedora trabalha com sistemas de backup, contingência, disaster-discovery e virtualização de servidores, storages e desktops. Os recursos, implantados em julho pelo Hospital Biocor, situado na região Metropolitana de Belo Horizonte, fortaleceram o controle da informação e tornaram o sistema da instituição mais robusto e protegido de riscos.

A Ativas controla e supervisiona os sistemas integrados, a infraestrutura de rede, os servidores de dados e aplicativos, os mecanismos de backup e os planos de contingência que compõem a política de segurança da informação do Biocor. O backup de dados do hospital fica hospedado no data center da empresa, certificado pelas organizações internacionais TÜV Rheinland e Tier III, que atesta uma disponibilidade de, no mínimo, 99,98%. Ele garante a segurança e a integridade das informações do cliente, tanto do ponto de vista físico, considerando a infraestrutura de servidores e demais hardwares, quanto do ponto de vista de acesso, considerando os sistemas de segurança de rede.

“A redundância de servidores e a capacidade de execução dos serviços que dependem de processamento computacional melhoraram ainda mais a disponibilidade, o acesso e a segurança da informação do hospital”, garante o diretor geral do Biocor Instituto, Mario Vrandecic.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top