Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Stemac faz modelagem de dados para otimizar planejamento

Postado em: 02/01/2012, às 19:50 por Redação

A Stemac S/A Grupos Geradores implantou um sistema para modelar a base de dados para consultas analíticas e operacionais, permitindo a otimização de ferramentas de Business Intelligence e auxiliar no planejamento da empresa. O projeto de desenvolvimento de Data Warehouse teve repercussão nos setores financeiro, contábil e de planejamento da companhia e foi realizado pelaa Advanced IT, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas e administração de bancos de dados.
Antes da modelagem de dados, as áreas financeira, contábil e de planejamento possuíam relatórios que acessavam diretamente o banco de dados do ERP, e o controle era realizado através de arquivos em formato texto ou planilhas de cálculo. Com esta estrutura, a geração de relatórios gerenciais era trabalhosa e dependente de esforço humano. Também a mitigação de problemas de inconsistência de informações não era possível.
Após uma análise inicial, a Advanced IT planejou a construção de um Data Warehouse corporativo, composto de vários data marts (repositório de dados específicos de uma área) com a finalidade de apoiar o controle orçamentário das áreas envolvidas. Primeiramente foram criados data marts para a área financeira, contábil e de planejamento. Através de diferentes processos e transações, o Data Warehouse corporativo recolhe uma cópia das informações destes repositórios e as organiza em diferentes níveis ou camadas de dados, preparando-as para facilitar consultas, relatórios e análises.
O banco de dados gerado, diferentemente do acesso direto ao ambiente OLTP (Online Transaction Processing ou Processamento de Transações em Tempo Real), permitiu a análise e definição de atividades que diminuíssem o impacto ou a probabilidade de ocorrência de riscos relativos aos dados. O potencial crescimento do Data Warehouse foi considerado composição da arquitetura do mesmo, assim como sua integração com os diversos data marts (incluindo projetos futuros já levantados). Assim, garantiu-se um longo ciclo de vida à nova estrutura gerada.
A base de dados consolidada fornece informações de controle orçamentário (previsto x realizado) das áreas de negócio envolvidas com maior confiabilidade e menor tempo de resposta. Através da solução implementada, a Stemac teve acesso a uma visão analítica das informações corporativas, apoiando tanto operacionalmente – com o controle orçamentário – quanto gerencialmente, respaldando o atingimento dos objetivos estratégicos da empresa. O diferencial desta solução é a escalabilidade e a facilidade de uso do Oracle Warehouse Builder.
Neste projeto foram utilizados o Oracle Warehouse Builder 11g (OWB) e o banco de dados Oracle Database Standard Edition 11g. O OWB é usado principalmente para consolidar as fontes de dados heterogêneos em armazenamento de dados (data warehousing) e migrar dados de sistemas legados.
“Escolhemos a Advanced IT como parceira na implementação deste projeto de construção do Data Warehouse Coorporativo por ser uma empresa de referência neste seguimento e com uma expertise adquirida ao longo de 15 anos em projetos Oracle, desenvolvidos utilizando metodologias que asseguram a obtenção dos resultados esperados. Estamos satisfeitos com o trabalho entregue pela equipe de especialistas da Advanced IT e pretendemos dar continuidade ao mesmo, com a ampliação do DW para outras áreas de negócio da Stemac”, disse Sérgio Ucoski, gerente de TI do grupo.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top