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Pão de Açúcar investe R$ 10 mi em área dedicada a mídias virtuais

Postado em: 02/03/2010, às 10:52 por Redação

Com objetivo expandir a interação de suas marcas na internet, o grupo Pão de Açúcar criou da GPA Digital, uma área inteiramente dedicada aos relacionamentos, negócios, produtos, serviços e processos realizados pela empresa por meio da mídia virtual. O projeto, no qual serão investidos R$ 10 milhões neste ano, teve início em agosto do no passado e foi estruturado como área em janeiro deste ano. Atualmente, ela conta com 16 profissionais de marketing e de tecnologia da informação, que passam a atuar de maneira integrada, unindo diferentes escopos de trabalho.
A criação da GPA Digital, segundo a companhia, tem como propósito antecipar as necessidades e as tendências que ocorrem no mundo virtual e acompanhar o crescimento dos usuários dessas mídias. "Com o crescimento das redes de relacionamento e a evolução da forma como as pessoas se relacionam com as empresas e marcas, entendemos a necessidade de promover uma maior interação do grupo com o meio digital. Essa atuação será suportada por estratégias de longo prazo, que atendam as expectativas geradas pelas novas gerações e mídias, além da própria demanda decorrente da expansão da empresa em seus diversos ramos de negócio", declarou Hugo Bethlem, vice-presidente executivo do grupo.
A GPA Digital vai procurar gerar relacionamento e fidelização por meio da identificação de oportunidades com base nas manifestações dos clientes sobre as marcas da companhia e promover maior interação com eles. Adicionalmente, está prevista maior exposição das marcas –o núcleo irá cuidar de todas as marcas do grupo (Extra, Pão de Açúcar, Ponto Frio, CompreBem, Sendas e Assai) e das ações realizadas pelas áreas corporativas, incluindo as políticas e causas socioambientais, que serão desenvolvidas dentro de uma estratégia de comunicação 360º, respeitando as especificidades dos modelos, o posicionamento das bandeiras e com propósito de gerar valor para os clientes e para o negócio.
Estão sob coordenação dessa área: o monitoramento das redes sociais e consequente encaminhamento e recomendação das ações às áreas demandantes (exemplo: casa do cliente, comercial, marketing, operações etc.); atualização e construção dos sites da companhia; manutenção e fortalecimento das marcas na plataforma on-line; integração das ações on-line e off-line (promoções, interações e etc.); e a implantação da estratégia de mobile marketing. Como conseqüência dessas ações a expectativa é gerar maior engajamento de consumidores, funcionários em uma plataforma de relacionamento, inovação e de negócios via internet.
Uma das primeiras ações já realizadas pela GPA Digital é a atualização dos sites corporativos da companhia. Até o ano passado, o grupo Pão de Açúcar contava com 28 sites (URLs), com perfis totalmente expositivos e independentes. A partir de um diagnóstico de oportunidades, o núcleo identificou a necessidade de promover a unificação de alguns portais, totalizando 13 sites, com posicionamento e características aderentes e/ou complementares, como é o caso do programa Mais e o Pão de Açúcar Delivery.
Paralelamente, para atualização às novas tendências da mídia digital, os novos sites receberão novo layout e tecnologias que promovem maior colaboração e troca de conteúdos, além da maior presença das marcas nas redes sociais. "O conteúdo até então gerado pela companhia evolui do sistema broadcast para um formato que permite total interação inter e entremeios", destaca Bethlem.
Além da reformulação dos sites, o GPA Digital, através da E-Life, já iniciou o trabalho de monitoramento dos conteúdos que circulam na internet, incluindo as redes sociais, blogs etc. envolvendo suas marcas e negócios. Esse trabalho inclui uma análise retroativa de todo o ano de 2009 e tem como principal objetivo identificar oportunidades de melhorias no relacionamento, na operação das lojas, produtos entre outros.

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