Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Ciab dará destaque a produtos para portadores de deficiência

Postado em: 02/05/2006, às 19:49 por Redação

Fornecedores de soluções de automação bancária vão apresentar na próxima edição do Ciab? Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras, prevista para ocorrer entre os dias 21 e 23 de junho, em São Paulo, equipamentos bancários para pessoas com necessidades especiais.

As empresas estão de olho em um universo de pessoas (24,6 milhões) que corresponde a 14,5% da população brasileira, segundo o IBGE. Entre eles figuram deficientes visuais e auditivos, além de portadores de deficiência física e mental.

Esse é um mercado que os fabricantes consideram grande consumidor de seus produtos especiais. Alguns deles já estão fechando contratos para o fornecimento de equipamentos. É o caso, por exemplo, da Perto, contratada apela Caixa Econômica Federal para entregar 4.960 equipamentos da linha Terminal Perto Múltiplas Funções Universal. Esse total corresponde a 20% do parque de máquinas da Caixa.

Essa linha, que será apresentada pela empresa durante o Ciab, é adequada às normas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). Possui entrada para fone de ouvido (com ajuste para volume) e pictogramas (símbolos) em alto relevo, que indica ao usuário o local para inserção do cartão, onde fica a saída de dinheiro, onde fica a tecla ?cancela? etc. Além disso, é equipado com dispositivo que dispensa cédulas e aceita de envelopes.

A Itautec vai apresentar a linha de ATM PNE, terminal eletrônico com altura de 80 centímetros a 120 centímetros, para facilitar o acesso de deficientes físicos e usuários de cadeiras de rodas. Para os portadores de deficiência visual, o equipamento oferece etiquetas em braile, marcadores para orientação no teclado e recurso de mensagens sonoras.

A belgo-americana Vasco Data Security mostrará o token Digipass 300 Comfort Voice, que torna possível o acesso de portadores de deficiência visual ao serviço e-banking. Já a NCR apresentará os terminais Persona67 e Persona68, dotados de leitor de código de barras, cofre e tecla colorida de 15 polegadas.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top