Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Tucanos querem auditoria na criptografia de urna eletrônica

Postado em: 02/09/2008, às 20:56 por Redação

O vice-líder do PSDB, deputado Gustavo Fruet (PR), afirmou que, diante de tantas denúncias de grampos e suspeitas de participação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no vazamento de escutas telefônicas, o partido vai propor à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a realização de uma auditoria externa sobre um novo sistema de criptografia que a Abin apresentará à Justiça Eleitoral para utilização nas urnas eletrônicas, durante as eleições deste ano.

"Pela lei, cabe à OAB, ao Ministério Público e aos partidos políticos fiscalizarem as urnas eletrônicas. Por isso tomaremos essa providencia", destacou o parlamentar, em entrevista ao sair da audiência da CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas que ouve o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Felix.

Na segunda-feira, 1º, o deputado Geraldo Magela (PT-DF), presidente da subcomissão especial de Segurança do Voto Eletrônico, afirmou que as urnas eletrônicas fabricadas pela norte-americana Diebold utilizadas nas eleições do país não são seguras e não dão garantia de que a vontade do eleitor será respeitada. Por isso, ele defendeu a aprovação de sugestões feitas pela subcomissão, a partir da opinião de especialistas da área (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).

Com informações da Agência Câmara.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top