Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Microsoft é acusada de coletar dados de usuários de smartphones sem autorização

Postado em: 02/09/2011, às 11:46 por Redação

Sem alarde, foi aberto um processo em Seattle, nos Estados Unidos, contra a Microsoft, por coleta indevida de dados pessoais com o Windows Phone 7, mesmo dando a opção aos usuários de cancelar a função. A ação revela que a empresa colocou um código de aplicativo para uso da câmera fotográfica dos smartphones equipados com o sistema operacional. Ao usá-la pela primeira vez, o aplicativo pede a permissão do usuário para utilizar dados de localização. Mesmo quando a autorização é negada, o aparelho começa a coletar informações. Há suspeitas também que tais dados sejam coletados sem que o usuário tenha conhecimento por meio da opção na tela do aparelho.
No processo, o denunciante – cujo nome não foi revelado – alega que a coleta de informações é parte de uma estratégia da Microsoft para criar um sistema de marketing que geraria ofertas baseadas na localização dos aparelhos.
Em ações similares, a Apple foi processada por diversos tribunais por coletar e armazenar dados de usuários sem consentimento, e foi condenada a pagar uma indenização a um usuário na Coreia do Sul. Na ocasião, a Microsoft enviou carta ao Congresso na qual afirmava, entre outras coisas, que o Windows Phone 7 não iria armazenar dados a não ser que houvesse "expressa autorização para isso". A empresa não fez nenhum comentário sobre o processo aberto em Seattle.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top