Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Indústria tem de aumentar seu papel na pesquisa tecnológica, defende especialista

Postado em: 02/10/2007, às 20:11 por Redação

O representante do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Jorge Bounassar Filho, apontou nesta terça-feira (2/10), durante seminário da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, para a necessidade de aumentar o papel da indústria na pesquisa tecnológica. Ele observou que quase 70% dos pesquisadores brasileiros estão nas universidades, enquanto nos países desenvolvidos a maioria trabalha na indústria.

Bounassar afirmou que a inovação tecnológica, "última etapa do desenvolvimento científico", não cabe às universidades. "A inovação leva ao desenvolvimento, à competitividade, à competência e ao valor agregado. Uma ação que se faz na indústria", definiu. Segundo ele, cabe à academia desenvolver ciência, que é um passo fundamental para a inovação.

Na opinião de Bounassar, os institutos de pesquisa são instituições mais ágeis, que podem responder melhor às demandas da indústria e fazer o elo com a academia, com o objetivo de transformar desenvolvimento científico e tecnológico em produtos e processos.

O superintendente do Instituto Euvaldo Lodi em Santa Catarina (IEL-SC), Natalino Uggioni, lembrou, por sua vez, que a inovação tecnológica envolve riscos. Segundo Uggioni, a pesquisa tecnológica depende de um tripé que inclui inteligência competitiva, planejamento estratégico e processo de desenvolvimento de produtos.

Com informações da Agência Câmara.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top