Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Software que rastreia dados de usuários expõe operadoras e fabricantes de smarphones

Postado em: 02/12/2011, às 18:44 por Redação

O pesquisador Trevor Eckhart instaurou uma polêmica no mercado de smartphones envolvendo operadoras, desenvolvedoras de sistemas operacionais e fabricantes. Ele descobriu que um software oculto em seu aparelho da HTC, com sistema operacional Android, rastreava todas as informações sobre o uso do aparelho. Eckhart gravou um vídeo o qual mostra o software, da empresa Carrier IQ, salvando informações de discagem, acesso a sites e aplicativos, inclusive quando o aparelho está em modo avião (ou seja, sem acesso a nenhuma rede) ou em sites seguros (que utilizam protocolo https).

O programa não é facilmente identificado pelo usuário, tampouco é fácil de ser removido. Horas depois da divulgação, uma outra pessoa publicou um vídeo no YouTube mostrando que o software também é encontrado no iPhone, da Apple.

A Carrier IQ afirmou ao blog All Things Digital que o programa é instalado para que operadoras de telefonia possam corrigir falhas e melhorar a qualidade do serviço, reforçando que o software não grava, armazena ou envia fotos, chamadas, SMS, áudio ou vídeo. A empresa também afirmou que a escolha de controlar as informações dos usuários, que poderia infringir leis de privacidade, é das operadoras.

Processo e fabricantes

Na terça-feira, 30 de novembro, o Congresso dos Estados Unidos afirmou que irá investigar a Carrier IQ e seu software sobre violação de privacidade. Enquanto isso, os fabricantes de smartphones enviaram notas à imprensa internacional eximindo-se de qualquer responsabilidade, para não serem prejudicados em uma eventual condenação da empresa.

A HTC, fabricante do aparelho utilizado na denúncia inicial, aconselhou seus clientes a procurarem diretamente a Carrier IQ para esclarecer o problema. A empresa afirmou que está procurando maneiras de permitir que os consumidores cancelem a coleta de dados pelo software. O Google, envolvido na questão devido ao Android, afirmou que não tem nenhum tipo de relação com a Carrier IQ e que não controla a maneira como desenvolvedores customizam o sistema operacional, pois faz parte do seu conceito de open source.

A Apple, por sua vez, alegou que interrompeu o suporte à Carrier IQ e irá remover o aplicativo na próxima atualização do seu sistema operacional, o iOS 5. A Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, disse estar ciente do problema e ressaltou que o aplicativo não é instalado por ela e tampouco está autorizado a operar nos samrtphones.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top