Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Até 2010, 350 milhões de pessoas acessarão e-mails em dispositivos móveis

Postado em: 03/08/2007, às 21:57 por Redação

Até 2010, 350 milhões de pessoas terão acesso a e-mails a partir de dispositivos móveis, de acordo com estudo realizado pelo Gartner, o qual prevê que o acesso sem fio a e-mails passará por um processo de democratização. Segundo o instituto de pesquisas, cada vez mais os usuários irão checar suas correspondências eletrônicas por meio de dispositivos móveis.

Atualmente, aproximadamente 20 milhões de usuários corporativos utilizam esse serviço. O número representa apenas 2% de todas as contas de e-mails existentes no mundo. Analistas do Gartner prevêem que, até 2010, com a crescente quantidade de produtos e serviços, 20% das pessoas com e-mail em todo o mundo acessem suas contas a partir de equipamentos sem fio. A pesquisa aponta ainda que o e-mail sem fio deve se tornar commodity até 2012.

O Gartner avalia que as chamadas tecnologias de consumo continuarão cada vez mais a ingressar nas empresas, como resultado da chamada ?consumerização? da TI, o que tem levado a um crescimento do número de empregados com acesso a seus e-mails corporativos e as outras aplicações por meio de seus dispositivos pessoais. Entretanto, uma tendência oposta à ?consumerização? está criando uma nova demanda para e-mail móvel fora dos limites das empresas, em que os dispositivos de e-mail tradicionais estão se transformando em dispositivos que atendem ao mesmo tempo tanto as necessidades profissionais quanto pessoais.

?Nos próximos três anos, o e-mail sem fio para o uso pessoal e profissional se tornará cada vez mais popular,? diz Monica Basso, vice-presidente de pesquisas do Gartner. Segundo ela, o crescimento do mercado de consumo será abastecido pela crescente disponibilidade de suporte a e-mail sem fio e de provedores de serviços, bem como pela melhoria da usabilidade.

Mônica diz que o uso corporativo também aumentará a pressão sobre as empresas para que forneçam comunicações em tempo real para a expansão da força de trabalho móvel. ?Em 2012, os produtos para e-mail sem fio serão inteiramente interoperáveis, comoditizados e com características padrão. Estarão enviando grandes volumes de mensagens a preços extremamente reduzidos.?

No longo prazo, a tendência que acompanhará a adoção do e-mail sem fio é a convergência, segundo a analista do Gartner. De acordo com Monica, muitos usuários estão frustrados com o volume de ferramentas de comunicação que têm de tratar e essas tecnologias convergirão possivelmente para uma única. ?A convergência acontecerá no lado do cliente, escondendo a complexidade da tecnologia para os usuários e permitindo que concentrem o foco no conteúdo da mensagem. Em 2017, o e-mail sem fio será integrado inteiramente com outras ferramentas de mensagem pessoais. Companhias como Microsoft, IBM, Nokia e RIM já estão dando alguns passos nessa direção?, diz.

O Gartner prevê que a convergência crescente de tecnologias corporativas e de consumo pessoal deve deixar muitos usuários expostos aos riscos de segurança. ?Hoje, o e-mail sem fio está se espalhando através da empresa e se não for suportado pela área de TI, as pessoas encontrarão suas próprias maneiras de acessar o e-mail do trabalho em dispositivos pessoais, com implicações significativas para a segurança?, alerta Monica. Por isso, ela recomenda que as empresas aceitem a ?consumerização? e a comoditização de produtos de mobilidade e avaliem o impacto do e-mail sem fio na área de TI, nos investimentos e no desenvolvimento ao planejarem uma estratégia de uso de e?mail sem fio.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top