Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Fundação Bradesco adota plataforma classmate PC em Campinas

Postado em: 03/08/2007, às 21:56 por Redação

A Fundação Bradesco adquiriu 300 unidades da plataforma classmate PC baseada na tecnologia Intel para a escola que mantém em Campinas, no interior de São Paulo. Somados aos 200 equipamentos doados pela Intel e aos cem entregues gratuitamente pela Positivo, os notebooks educacionais serão inseridos, a partir deste mês, no programa de aprendizagem da escola e utilizados em todos os ambientes educacionais pelos alunos da educação básica.

"Acreditamos que essa solução modificará a dinâmica do ensino e aprendizagem na sala de aula e possibilitará a transformação da escola em um ambiente interativo, com mobilidade e colaboração, ou seja, no que chamamos de a escola sem limites", diz Denise Aguiar Alvarez Valente, diretora da Fundação Bradesco.

No ano passado foi realizado um piloto da plataforma classmate PC na escola de Campinas, que contou com a participação de cerca de 130 alunos, da 3ª e 6ª séries do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio, e cinco professores. O objetivo do piloto, que ao todo utilizou 46 máquinas e durou três meses, foi fazer uma prova de conceito e aprimorar a ferramenta para que o produto chegasse ao mercado pronto para atender a todas as necessidades dos estudantes.

Os classmate PCs baseados em tecnologia Intel serão utilizados pelos alunos em turnos alternados (manhã e tarde) e, por esse motivo, não será seguido o modelo em que cada estudante leva o equipamento para casa. A idéia é que sejam utilizados em todas as disciplinas, seguindo metodologia pedagógica adotada pela Fundação Bradesco.

Para que a nova ferramenta fosse implementada adequadamente, além da infra-estrutura (rede Wi-Fi), os 33 professores que participam do projeto, foram formados no Programa IntelEducar, além de participarem de oficinas para formação em outras soluções, que compõem o portfólio de aprendizagem, como o portal educacional da Positivo e o scratch do MIT Media Lab.

A plataforma classmate PC é resultado de dois anos de pesquisa e desenvolvimento em colaboração com Centros de Definição de Plataformas (PDC) de diversas partes do mundo – incluindo o Brasil – e levou em conta resultados de pesquisas etnográficas, nas quais foram identificados diversos fatores que influenciam o aprendizado e a adoção da tecnologia na educação.

Criada em 1956, em Osasco, onde fica a sede do banco, a Fundação Bradesco possui 40 escolas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal, instaladas em regiões de acentuada carência socioeconômica, que atendem, gratuitamente, mais de 108 mil alunos. As unidades oferecem educação infantil, ensinos fundamental e médio, educação profissional técnica de nível médio, formação inicial e continuada de trabalhadores e educação de jovens e adultos.

A Fundação possui cerca de 2,7 mil funcionários e um orçamento acumulado nos últimos dez anos de R$ 3 bilhões.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top