Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

IoT e blockchain transformarão todos os mercados, afirma Logicalis

Postado em: 03/10/2017, às 22:04 por Redação

A Logicalis tem atuado fortemente com internet das coisas (IoT) e blockchain para melhorar o dia a dia das pessoas, negócios e sociedade. Frente ao enorme potencial de transformação dessas tendências, a empresa apresenta, durante a Futurecom 2017, soluções tecnológicas aplicadas a diversos segmentos.

"Acreditamos que o potencial de transformação da internet das coisas é enorme. Por isso, estamos investindo no desenvolvimento de aplicações de IoT para diversos segmentos de mercado, que, combinadas com outras tecnologias como blockchain, machine learning, nuvem e mobilidade, trarão inúmeros benefícios aos negócios, bem como à qualidade de vida das pessoas", afirma Lucas Pinz, diretor de tecnologia da Logicalis responsável por transformação digital.

Com foco na experiência do cliente, uma das aplicações engloba toda a cadeia de valor do varejo, desde o agronegócio até a venda ao consumidor. Por meio da leitura de um QR code, o cliente tem acesso a todas as informações sobre um produto perecível, como carne, por exemplo, desde a localização e ração consumida pelo rebanho, trajeto e temperatura de transporte até a indústria, condições do abate e processamento da carne, além de dados de conservação do produto no supermercado. Todas as informações são captadas por sensores de IoT em cada etapa do ciclo de vida do produto e registradas em blockchain, o que garante a imutabilidade de qualquer informação.

A combinação das tecnologias também tem aplicações interessantes no setor de saúde. A solução conjunta permite rastrear e controlar, por meio de sensores e registro em blockchain, materiais laboratoriais, como sangue para exames de análises clínicas, tanto durante o transporte quanto no armazenamento, garantindo a integridade das informações e a qualidade das amostras. Também para o segmento de saúde, sensores podem garantir a segurança dos pacientes em hospitais ao monitorar a assepsia médica e a localização de instrumentação cirúrgica.

No agronegócio, a tecnologia é a base que possibilita a agricultura de precisão. Sensores instalados no solo ou em uma estação meteorológica permitem o monitoramento de umidade, vento e temperatura, enquanto drones que captam e enviam imagens em tempo real garantem mais assertividade na pulverização de fertilizantes e controle de pragas. Essas, entre outras soluções, garantem mais produtividade e competitividade ao produtor rural.

O ambiente industrial é um grande beneficiado com a combinação da tecnologia da informação e as tecnologias de automação, criando a chamada indústria 4.0. As aplicações são muitas, entre as quais pode-se destacar sensoreação de máquinas para manutenção preditiva e o uso de vídeo analytics para segurança, como detecção de vazamentos de gás ou conformidade com a segurança do trabalho.

Tags: , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top