Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Governo divulga o "Computador Para Todos"

Postado em: 03/11/2005, às 16:00 por Redação

E uma solenidade marcada para hoje, 3/11, na sede do Serpro, em Brasília, o grupo coordenador do projeto Cidadão Conectado ? Computador para Todos, fará a apresentação de como o mesmo será desenvolvido.

No evento estarão presentes o coordenador geral de Tecnologia da Informação do Ministério da Ciência e Tecnologia, Miguel Teixeira, o assessor especial da Presidência da República, Cezar Alvarez, e o diretor do Serpro, Sérgio Rosa.

Ele será transmitido para todo o Brasil por meio de videoconferência para um grupo de fabricantes e varejistas, que trabalharão com o projeto, além de parlamentares e associações de informática como a Assesspro, Fenainfo, Softex e Abes, entre outras.

O objetivo do programa Cidadão Conectado é promover a inclusão digital por meio da venda de computadores de qualidade em condições facilitadas de preço e financiamento. Com a aprovação da chamada "nova MP do Bem", a Medida Provisória 255 de 2005, a produção destes computadores terá desconto de 9,25% referente a PIS e Cofins.

O programa definiu um conjunto de funções que o produto deve desempenhar, com um limite mínimo de configuração, e um limite máximo de preço de R$ 1,4 mil, que poderá ser dividido em parcelas de R$ 60. Para o financiamento, os bancos federais estabeleceram linhas de créditos específicas.

A idéia é que o computador já saia da loja completo e pronto para ser usado, com hardware, sistema operacional e um conjunto de softwares livres com 27 aplicativos, como edição de foto, processamento de textos e planilha, anti-vírus e navegação na internet. Todo o sistema operacional do computador será em código aberto.

O PC Conectado terá a configuração de um micro convencional, com um monitor de vídeo de 15 polegadas, teclado, mouse, micro processador, HD de 40 GB, FLOP, CD-Rom, disco flexível de 1,44 MB, memória de 128 MB e fax modem.

Os fabricantes que desejarem produzir este computador devem ser credenciados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Todos os critérios e passos para realizar este credenciamento estão disponíveis no site do Ministério.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top