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Como terceirizar serviços de TI sem perder o controle?

Postado em: 04/01/2010, às 16:41 por Redação

Os custos para manter alguns serviços in house tem se apresentado mais altos nos últimos 12 meses, desde que a economia global tornou pública a crise financeira deflagrada algum tempo antes. Em contrapartida, os benefícios da terceirização no segmento de infraestrutura predial e tecnologia são mostrado cada vez mais atrativos pelo mesmo motivo: ganho de competitividade e mercado.
Ainda há quem conserve a ideia de que terceirizar serviços significa perder o controle da empresa, ou o comando dos funcionários. No começo da década de 90 esse era um problema recorrente nas grandes empresas, que terceirizavam serviços sem adotar rígidos critérios de seleção. A falta de informação e posicionamento acabava resultando na insatisfação, em muitos casos.
Apesar de hoje haver um número bastante alto de pequenas empresas prestadoras de serviços especializados, principalmente no segmento de TI, o nível de informação e participação do cliente é muito mais alto. Resumindo, a empresa contratante pode ter controle total dos serviços terceirizados.
Uma das grandes vantagens da terceirização é a tendência de oferecer um vasto menu de serviços, proporcionando ao cliente o benefício de concentrar o diálogo, as negociações e a supervisão com um único fornecedor. Hoje, com um simples sistema de monitoramento resolvemos pendências de diversos setores e serviços necessários para a manutenção de sua empresa, descartando a ultrapassada sensação de perda de controle.
É o caso do NOC, que, a partir de telas de alta resolução interligadas à rede de gerenciamento do data center da empresa, permite controlar atualmente mais de 300 servidores físicos e mil serviços em tempo real. Em sentido figurado, trata-se de um "olho mágico" capaz de detectar falhas ou possíveis interrupções de links, roteadores e servidores, emitindo alertas e permitindo agilizar correções realizadas remotamente, além de reduzir consideravelmente a incidência de problemas.
As vantagens de contratar um serviço que se apoia em tecnologia de ponta como esse vai muito além da expressiva economia de investimento. Os custos diretos se referem à contratação de mão de obra, com todos os encargos e responsabilidades salvaguardados pelas leis trabalhistas; depreciação de equipamentos e tecnologias; gastos relacionados aos veículos utilizados pelas equipes de manutenção rápida; investimentos prediais, em conformidade com critérios infraestrutura e segurança etc.
Produtividade é um custo indireto que salta aos olhos. À medida que não cabe mais à equipe interna resolver problemas relacionados à tecnologia, a empresa não corre mais o risco de passar horas ou mesmo dias sem estar conectada em segurança com a internet. Do mesmo modo não caberá à empresa contratante investir em determinadas novidades de mercado, ou mesmo recrutar, treinar e supervisionar serviços de apoio, tendo um ganho imensurável com isso.

*Ezequias Sena é presidente da Online Brasil, empresa com 16 anos de atuação no segmento de TI.

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