Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Operadora TenneT usará blockchain para gerenciar distribuição de energia

Postado em: 04/05/2017, às 19:43 por Redação

TenneT, Sonnen, Vandebron e IBM estão fazendo uma parceria para desenvolver uma cadeia de blockchain para gerenciar a rede elétrica na Holanda e na Alemanha. O objetivo é permitir a gestão do uso de fontes de energia flexíveis e descentralizadas.

Como a geração de eletricidade renovável representa uma parcela crescente no fornecimento de energia, a rede elétrica está se tornando mais volátil. Nos próximos anos, haverá momentos em que as fontes de energia convencionais não serão capazes de satisfazer plenamente a demanda por eletricidade.

Para resolver isso, a TenneT está trabalhando para encontrar novas maneiras de manter a segurança do suprimento. Como parte de um Programa de Transformação Digital mais amplo,   está explorando uma rede blockchain que usa Hyperledger Fabric para ter a capacidade de trocas de energia fornecida por carros elétricos e baterias domésticas na rede elétrica. O CEO da TenneT, Mel Kroon, comentou que "esses projetos-piloto fazem parte da estratégia mais ampla da TenneT de preparar o sistema elétrico para acomodar o crescente volume de energia renovável".

Projeto-piloto de Vandebron nos Países Baixos

A TenneT é responsável pela manutenção do equilíbrio na rede de alta tensão. Para garantir um fornecimento contínuo de eletricidade, a oferta e a procura têm de ser equilibradas 24 horas por dia, sete dias por semana. Em caso de desequilíbrio entre a oferta e a procura, a TenneT garante que a eletricidade adicional seja fornecida ou desdobra a capacidade de reserva.

Neste projeto piloto, a Vandebron trabalhará com clientes que possuem um veículo elétrico para tornar a capacidade de suas baterias de carros disponíveis para ajudar a empresa a equilibrar a rede. Vandebron fornecerá este serviço a seus clientes sem comprometer a disponibilidade de sua bateria de carro. A cadeia de blockchain permite que cada carro participe registrando sua disponibilidade e sua ação em resposta a sinais da TenneT.

Projeto-piloto da sonnen eServices Alemanha

As medidas de reexpediçrão impedem as sobrecargas regionais na rede. Este sistema é necessário, por exemplo, na Alemanha, quando a energia eólica produzida no norte da Alemanha não pode ser transportada para os centros industriais do sul do país. Neste projeto-piloto com sonnen eServices (grupo energético do grupo Sonnen), será disponibilizada uma rede de baterias solares residenciais para ajudar a reduzir a imposição de limitações à energia eólica em períodos de insuficiente capacidade de transporte. A cadeia de blockchain apresenta ao operador de TenneT com uma visão do pool de flexibilidade disponível, pronto para ativar ao pressionar o botão, após o qual o blockchain registra a contribuição das baterias. Isto permitirá à sonnen e à TenneT apoiarem a integração das fontes de energia renováveis ??no sistema alemão de abastecimento de eletricidade.

As partes no mercado serão informadas sobre os projetos-piloto e desenvolvimentos relevantes através de boletins informativos e de escritórios de consulta de mercado nos Países Baixos e na Alemanha. Uma vez que o conceito tenha sido aprovado, ele estará disponível para a Comunidade de Energia da TenneT e a outros interessados.

O processo digital de verificação e documentação dos valores de desempenho desses dispositivos distribuídos de energia flexível é fornecido usando o IBM Blockchain, construído com Hyperledger Fabric, uma implementação de framework blockchain e um dos projetos Hyperledger hospedados pela The Linux Foundation.

O Blockchain é adequado para conectar várias partes e um grande número de nós de computação distribuídos e permitindo-lhes realizar ações conjuntas em uma rede escalável, transparente e confiável.

A IBM irá desenvolver esta plataforma para garantir a verificação e transparência das transações das pequenas baterias e carros elétricos. O blockchain permitirá uma distribuição ideal em todos os mercados e funções. Desta forma, a TenneT será capaz de ganhar discernimento e ter a possibilidade de ativar a flexibilidade no sistema de energia, enquanto os consumidores são facilitados em tornar sua flexibilidade disponível para o mercado de equilíbrio.

Sobre TenneT

A TenneT é um dos principais operadores europeus de redes de transporte de eletricidade (TSO), com atividades principais nos Países Baixos e na Alemanha. Com 22.500 quilômetros de conexões de alta tensão, assegura o fornecimento de eletricidade para 41 milhões de usuários finais. Emprega cerca de 3.000 pessoas, temos um volume de negócios anual de 3,2 mil milhões de euros e um valor de ativos de 19 milhões de euros.

Tags: , , , , , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top