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Pbkids automatiza loja com sistema da Intermec

Postado em: 04/06/2012, às 15:48 por Redação

A Pbkids, rede varejista de brinquedos, automatizou 11 de suas 59 lojas com coletores de dados CS40 da Intermec.  Com o equipamento, os vendedores que percorrem a loja atendendo aos clientes têm, literalmente, na palma da mão todos os produtos da loja. Cada unidade da rede armazena em suas prateleiras cerca de oito mil produtos.
O projeto de mobilidade da Pbkids Brinquedos, desenvolvido pela área de TI da empresa em parceria com a paulista MGI Informática, canal de vendas da Intermec, se estenderá ao longo de 2012 para todas as 59 lojas e contemplará 840 coletores CS40. Para estrear a nova ferramenta de mobilidade a rede varejista escolheu a loja no Shopping Iguatemi de Alphaville, onde atuam 24 vendedores.
Segundo Alexsander Martins, Gerente de Sistemas da rede varejista de brinquedos, a Pbkids investiu mais de R$ 2 milhões em tecnologia nos últimos três anos. Somente a área de mobile computing está demandando investimentos de aproximadamente R$ 1 milhão. 
Ele explica ainda que toda a tecnologia foi desenvolvida para ler código de barras (CB). “Nossos vendedores atendem aos clientes em questão de segundos, precisamente cinco segundos, com apenas três cliques no computador de mão, via teclado ou tela touchscreen”.  Além de informações sobre os produtos, como descrição do brinquedo e sua imagem, o vendedor pode acessar o estoque para ver se o produto está disponível e qual o seu preço. Também é possível obter a posição de estoque de um ou mais produtos em todas as lojas da rede. Os vendedores também  tem acesso às informações dos clientes da Pbkids, principalmente se eles já fizerem parte do programa de fidelidade “Clube do PÊBE”.

Como funciona

Assim que o cliente entra na loja recebe um cartão de atendimento. A partir deste momento, ao circular pelo estabelecimento para adquirir um ou mais brinquedos, ele não precisará carregar os produtos na mão ou em carrinhos. Os produtos escolhidos ficam registrados no coletor de dados do vendedor. Durante sua permanência na loja o cliente pode ser atendido por vários vendedores, pois todos têm o mesmo nível de treinamento e possuem informações em tempo real sobre os produtos e suas características, estoque, preços entre outros.  

No final de sua compra o cliente apresenta o cartão de atendimento ao caixa, que lê o cartão e apresenta toda a relação de produtos adicionados neste, indicando cada vendedor que o atendeu. Assim que o cliente autoriza o fechamento de sua compra, é finalizada a venda e impresso o cupom fiscal juntamente com o cupom de troca. Martins observa que esta iniciativa, além de modernizar o atendimento, traz um beneficio com relação a sustentabilidade eliminando o consumo de papel, “além de resolver a situação com o Fisco que exigia a impressão somente por ECF dentro do balcão”.

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