Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Zynga processa rival brasileira por plágio

Postado em: 04/08/2011, às 11:56 por Redação

A empresa de jogos sociais Zynga entrou com um processo no Brasil na última terça-feira, 2, no qual acusa a Vostu de plágio. A empresa aponta que quatro jogos da concorrente, MegaCity, Café Mania, Pet Mania e Vostu Poker, que funcionam no Orkut, copiaram o City Ville, Café World, Pet Ville e Zynga Poker, respectivamente, sucesso de público em outra rede social, o Facebook.
A Zynga já havia entrado com um processo na Corte da Califórnia em junho sob a mesma alegação, no qual afirmava que "entendia ser inspiração a outras empresas de jogos sociais, mas que a cópia, entretanto, viola as leis de propriedade intelectual". A Vostu se defendeu, protocolando um documento extenso no qual acusa os jogos da Zynga de plagiar antecessores de outras empresas, anexando imagens.
Desta vez, contudo, a ação corre em corte brasileira. A Justiça deu subsídio à Zynga que, por sua vez, emitiu uma liminar exigindo que a Vostu retire do Orkut os quatro jogos em questão em até 48h. Além disso, pede a aplicação de uma multa diária de R$ 20 mil para cada dia que os jogos permanecerem on-line. Segundo o processo, a Vostu é acusada de copiar o design e a jogabilidade nos seus produtos.
O documento deixa claro que não o Google não está envolvido na causa, pois o gigante de buscas detém a operação do Orkut. A Zynga pede apenas sua "atuação passiva" em contribuição para retirar os jogos de sua rede social.
A Vostu também é acusada de inconsistência em seus dados legais. A versão em inglês de seu site aponta a sede localizada em São Paulo. Já a versão brasileira afirma que a empresa é sediada nos Estados Unidos. Nos termos e condições do veículo, por sua vez, a Vostu pede que qualquer queixa referente à propriedade intelectual deve ser dirigida a uma caixa postal nas Ilhas Caymã.
Em comunicado, a Vostu ataca a Zynga, dizendo que a companhia é uma "empresa estrangeira que quer conquistar espaço de mercado por meio de estratégias baratas e tenta explorar o sistema judiciário ao invés de buscar a competição justa". A Vostu reforça que os jogos permanecem inalterados. Leia a nota oficial da empresa na íntegra:

"A Vostu, líder no mercado de jogos em redes sociais no Brasil, que há muitos anos oferece entretenimento de alta qualidade para mais de 50 milhões de brasileiros e emprega mais de 60 pessoas, está defendendo-se agressivamente da Zynga, uma empresa estrangeira que quer conquistar espaço de mercado por meio de estratégias baratas e tenta explorar o sistema judiciário ao invés de buscar a competição justa. Nós seguimos confiantes em nossa posição e a Vostu não removerá seus jogos do Orkut ou do Facebook. A maior companhia de jogos do país continuará a prover entretenimento e os jogos de alta qualidade que milhões de brasileiros adoram jogar.
A Vostu assegura a seus usuários que o jogo seguirá inalterado, e que não há qualquer motivo para preocupação."

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top