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Banco Toyota automatiza emissão de contratos com B2B

Postado em: 04/11/2005, às 16:59 por Redação

A EverSystems foi a escolhida para desenvolver todo o site B2B e B2C do Banco Toyota, braço financeiro da Toyota Motor Corp., o que possibilitou que as propostas de vendas que antes demoravam cerca de uma hora e meia para serem aprovadas passassem a ser feitas em apenas 15 minutos. Quando foi lançado, apenas 20% das transações eram realizadas pelo site. Hoje, mais de 60% delas são feitas pela internet. O objetivo do banco é fazer com que toda a força de vendas utilize integralmente esse canal.

O site foi desenvolvido para facilitar o processo de vendas da Toyota. Para isso, também era preciso estreitar o relacionamento com as 120 concessionárias e cerca de 1,5 mil vendedores. A empresa optou por dividir o site em duas áreas: a pública, com conteúdo institucional (apresentação do banco, histórico e produtos); e a privada, desenvolvida exclusivamente para o relacionamento do banco com seus parceiros de negócios (distribuidoras).

Segundo Marcelo Guimarães, gerente de produtos e marketing do Banco Toyota, as distribuidoras da marca, por serem o canal de venda dos serviços financeiros (financiamento, leasing e seguro Toyota) para os consumidores finais, precisavam de recursos para otimizar o atendimento. Essa foi uma das grandes preocupações do banco.

Nessa área restrita, as concessionárias agora podem controlar o financiamento de seus estoques de veículos, consultar taxas, acessar relatórios, submeter uma proposta para a aprovação de crédito e acompanhar a proposta desde a analise até a liberação do pagamento. Os vendedores, por sua vez, também têm acesso às tabelas de taxas, relatórios, propostas e conseguem simular um financiamento em segundos, além de obter informações personalizadas como histórico de vendas e comissões. Tudo isso de forma simples e segura ? o acesso à área restrita é feito por meio de senhas.

Segundo Guimarães, é preciso um trabalho constante de mudança na cultura do vendedor. "É um problema mundial: as pessoas precisam aprender a usar o computador", afirma. Para o gerente, os vendedores estavam acostumados com o encaminhamento da proposta via fax para o banco, que devolvia a resposta em um processo que levava mais de uma hora e meia para ser concluído. A utilização da tecnologia, valoriza a escolha dos clientes e das distribuidoras da marca.

O intenso treinamento realizado com os dealers para navegação na web criou um novo hábito dentro da área de vendas. "Durante esse trabalho, os multiplicadores puderam identificar as necessidades e os anseios dos usuários, o que nos permitiu fazer melhorias na ferramenta", afirma Hélio Matsumoto, diretor de TI da EverSystems.

A empresa foi escolhida depois de um longo processo de seleção, para o desenvolvimento da ferramenta. A tecnologia utilizada pela empresa foi a mesma usada em bancos de varejo, com as devidas adaptações. De acordo com Guimarães, a solução da EverSystems foi escolhida porque se adaptou às necessidades do banco e atende aos rígidos padrões de segurança Toyota Financial Services (TFS). A arquitetura utilizada permite separar a camada de negócios da área de apresentação e isso faz com que o site se mantenha estável apesar da dinâmica do mercado de financiamento que exige uma atualização constante.

Agora que o relacionamento com a área de vendas está consolidado, o site ainda deve passar por mudanças, tornando-se ainda mais ágil. Em uma segunda etapa, serão desenvolvidas novas funcionalidades para que os clientes do Banco Toyota possam interagir com o banco.

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