Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Cinco países fecham acordo para eliminar tarifas de chips

Postado em: 04/11/2005, às 19:26 por Redação

Os Estados Unidos acertaram acordo com a União Européia, Japão, Coréia do Sul e Taiwan para eliminar as tarifas de importação sobre semicondutores e chips de última geração usados em equipamentos eletrônicos como telefones celulares e câmeras digitais, segundo noticiou hoje (4/11) The Wall Street Journal.

Previsto para entrar em vigor a partir de 1º de janeiro, o acordo não depende de aprovação do Congresso americano e abrange também multiprocessadores usados em computadores pessoais, PDAs e outros equipamentos.

As empresas americanas Intel e a Texas Instruments respondem por mais de 50% do faturamento mundial de chips e semicondutores e deve ter suas exportações aumentadas. Os cinco signatários do acordo detêm 70% da produção mundial do setor.

Segundo o jornal, o acordo será usado pelos americanos para enaltecer o livre comércio, exatamente no momento em que a Rodada de Doha corre novo risco de fracassar, diante dos impasses nas questões dos subsídios agrícolas. O representante do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, Rob Portman, afirmou que o acordo pode servir de base para a liberalização de outros produtos, como produtos químicos e farmacêuticos. O documento será enviado à Organização Mundial do Comércio (OMC).

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top