Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Uso de meios eletrônicos de pagamento sobe 14% em 2011, indica BC

Postado em: 04/12/2012, às 08:57 por Redação

Os meios eletrônicos de pagamento responderam por 63% das transações financeiras no ano passado, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central. De 2010 para 2011, a alta foi de 14%, em decorrência principalmente da "forte influência" das transações com cartões de crédito e de débito, cujo uso avançou 16,8% no ano passado, diz o BC. Ao mesmo tempo, o uso de cheques no período recuou cerca de 5%.

Mesmo assim, o internet banking manteve-se como o principal meio eletrônico de pagamento, representando 36% do total das movimentações. O acesso remoto online somou 12.830 operações, alta de 151% quando comparado a 2010. Em seguida, aparecem os terminais de autoatendimento (ATMs), com 26% de crescimento e 9.262 transações. O crescimento anual foi de 29% mesmo com a redução do número de máquinas.

Segundo o BC, o cenário poderia ser mais ainda favorável ao mercado de ATMs caso existisse uma maior interoperabilidade entre os sistemas. “Se um terminal atende plenamente as necessidades do cliente [localização, funcionamento, funcionalidades, preços etc.], para ele pouco importa se o equipamento apresenta a identificação visual da sua instituição financeira ou não”, diz o documento.

Já os celulares e assistentes pessoais digitais (PDAs, na sigla em inglês), representaram 0,6% do número total de movimentações. Foram 196 milhões de transações, elevação de 308% na comparação com 2010.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top