Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Tomando decisões melhores e mais rápidas

Postado em: 05/01/2017, às 19:35 por Mauricio Saad,

As empresas de bens de consumo que são flexíveis e tomam decisões rapidamente estão mais propensas ao sucesso em um ambiente altamente complexo e em constante mudança. Embora a grande maioria dos executivos concorde que a maior rapidez na tomada de decisões pode melhorar a agilidade organizacional, frequentemente, eles se baseiam em informações das demonstrações financeiras ao invés das forças que impulsionam o valor de seus negócios, contando com o instinto e experiência suportados por análises individuais. A verdade é que não há uma conexão entre a estratégia, alocação de recursos, planejamento e elaboração de relatórios.

Tomadas de decisões lentas e ineficientes são as reais preocupações das empresas neste cenário competitivo. O maior desafio nesse processo é identificar o mercado, concorrentes, forças operacionais e financeiras que realmente impulsionam a criação de valor e relacioná-las entre si com as métricas de resultados como market share, receita ou margem.

O nível de esforço necessário para manter de forma consistente a relação entre os direcionadores de valor demanda um nível de compreensão que poucas companhias adquiriram. A realidade é que poucas têm a capacidade para executar estas análises de forma contínua.

A utilização de analytics para relacionar as informações de mercado, concorrentes, forças operacionais e financeiras é fundamental para boas tomadas de decisões. Este processo cria o "single thread" que possibilita mapear o impacto da mudança no fator de desempenho e seus resultados.

Tendo este tipo de percepção é possível entender os processos em que as tomadas de decisões são difíceis, demoradas e inconsistentes e nos quais as análises são padrões, repetíveis e integradas ao negócio. Enquanto a definição da metodologia de analytics a ser utilizada é simples, a realidade da empresa requer um alto nível de integração em diferentes áreas do negócio.

Para sucesso na implantação dessa operação é necessário contar com consultorias que contem com o conhecimento de diferentes indústrias e de ferramentas que auxiliem nesse processo. Por meio da racionalização da decisão é possível alcançar uma melhor agilidade e capacidade de prosperar em um ambiente de constante mudança da sua empresa.

Mauricio Saad, sócio de Consultoria da EY.

Tags: , , , , ,

1 Comentário

  1. Muito bom o texto e nossa experiência de 7 anos no mercado de Business Analytics corrobora tudo o que foi dito. Parabéns.

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top