Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Laptop educacional está em estudo no Serpro

Postado em: 05/02/2007, às 23:07 por Redação

Dois protótipos do laptop educacional Mobilis, desenvolvido pela empresa indiana Encore, chegaram na semana passada ao Serpro, o serviço de processamento de dados do governo federal, para avaliação. Os equipamentos agora seguirão de Brasília para o Centro de Especialização Unix-Linux da empresa, em Recife, onde passarão por testes de desempenho e software.

O Serpro, como empresa pública de tecnologia da informação e comunicações, integra o Programa UCA (Um Computador por Aluno), do governo federal, que estuda a aplicação pedagógica do computador no universo escolar brasileiro.

Segundo Robinson Margato, superintendente do Serpro, a participação da empresa no projeto é fundamental. ?Ela tem condições de avaliar tecnicamente o hardware e a configuração de software proposta, sugerindo alterações, caso necessário, para a adequação do equipamento às necessidades do programa. O Serpro atua, nesse caso, como agente facilitador na aplicação da tecnologia às políticas públicas do governo federal.?

O Mobilis é um dos três protótipos testados pelo Ministério da Educação para programas de inclusão digital nas escolas brasileiras. Além de rodar Linux, o protótipo tem tela de cristal líquido (LCD) de 7 a 7,5 polegadas, bateria com autonomia de até seis horas, saída de vídeo VGA, placa Ethernet, modem de 56K, som estéreo e microfone embutidos.

Um piloto do UCA será lançado ainda este mês, quando a Escola Estadual Luciana de Abreu, em Porto Alegre (RS), e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernani Silva Bruno, São Paulo (SP), serão as duas primeiras a contar com os equipamentos. Cada uma delas receberá cem máquinas do XO, computador idealizado por Negroponte e projetado pela ONG OLPC (One Laptop Per Child).

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top