Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Symbian conclui abertura de código-fonte de sistema operacional

Postado em: 05/02/2010, às 11:33 por Redação

A Fundação Symbian, dona do sistema operacional para celulares de mesmo nome, anunciou na quinta-feira, 4, que completou a abertura do código-fonte do programa, liberando-o gratuitamente para qualquer desenvolvedor. Segundo comunicado da empresa, o anúncio foi feito quatro meses antes do programado, mas ela diz que ainda vai lançar o roadmap para a plataforma.
De acordo com o diretor executivo da Fundação, Lee Williams, a intenção de liberar o código-fonte existe desde a criação do Symbian, cerca de dez anos atrás, com o intuito de garantir a inovação e a renovação do produto e do próprio mercado em que atua.
O executivo aponta que estar à frente do calendário programado apenas reflete o comprometimento dos gestores e de todos os funcionários com os objetivos da Fundação.
Na opinião do analista da IDC, John Delaney, ter o sistema operacional mais usado do mundo em código aberto será um passo importante para o mercado. Ele acredita que isso ajudará a tornar os dispositivos móveis cada vez mais únicos e pessoais.
Os pacotes do software podem ser baixados no site tiny.symbian.org/open, de acordo com os termos de licença da Eclipse Public License.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top