Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Banco do Brasil lidera índice de reclamações contra instituições financeiras no 1º trimestre

Postado em: 05/05/2017, às 21:38 por Redação

Banco Central divulgou nesta sexta-feira, 5, que vai disponibilizar um aplicativo que permitirá aos correntistas fazerem reclamações contra bancos por dispositivos móveis. O anúncio feito na coletiva de imprensa para divulgação ranking de reclamações contra instituições financeiras, referente ao primeiro trimestre de 2017. O Banco do Brasil foi o que mais recebeu reclamações consideradas procedentes, seguido pelo Bradesco. Caixa Econômica Federal, Santander e Itaú.

Nesta sexta, o BC também anunciou que, a partir de agora, os clientes vão poder acompanhar o andamento das reclamações feitas contra bancos pela internet e pelo telefone.

O BC anunciou ainda mudanças no serviço que fornece o ranking de reclamações contra bancos. Uma das alterações está no site do ranking, que trará informações sobre as queixas contra todas as instituições.

De acordo com a instituição, a divulgação do ranking de bancos e conglomerados passará a ser trimestral. No ano passado, o ranking era divulgado mensalmente e, no começo de 2017, passou a ser bimestral..

O BC informou ainda que está sendo elaborado um ranking somente para as financeiras – segmento que vem ganhando importância para os cidadãos que precisam de crédito

O ranking foi dividido entre instituições como mais e menos de 4 milhões de clientes. Os 10 mais com mais de 4 milhões de clientes são:

Instituição                                        percentual          número de clientes

 

1- Banco do Brasil (conglomerado) 25,84%                                     59.432.237

Reclamações válidas – 1536

2 – Bradesco (conglomerado)            25,82%                                      92.106.865

Reclamações válidas –  2.379

3 – CEF (conglomerado)                      24,61%                                      84.016.461

Reclamações válidas –  2.068

4 – Santander (conglomerado)           21,87%                                      37.527.740

Reclamações válidas – 821

5 – Itaú (conglomeardo)                      18,66%                                       68.531.765

Reclamações válidas – 1.279

6 – Banrisul (conglomerado)              13,37%                                      4.410.257

Reclamações válidas – 59

7 – Votorantim (conglomerado)         7,78%                                       4.109.589

Reclamações válidas –  32

8 – Midway SA Cred. Fin. Inv.              1,23%                                      6.451.982

Reclamações válidas – 8

9 – Pernambucanas (conglomerado)   0,91%                                        4.374.493

Reclamações válidas – 4

10 – Banco do Nordeste do Brasil        0,50%                                       5.908.110

Reclamações válidas – 3 

Fonte: BC – 1o trimestre de 2017

Para obter o índice, o BC divide o número de reclamações pelo de clientes do banco e multiplica o valor por 1 milhão. O órgão criou a fórmula para equilibrar as queixas em relação ao tamanho da instituição financeira.

 

Tags: , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top