Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

CERT.br apresenta nova versão da Cartilha de Segurança para Internet

Postado em: 05/06/2012, às 23:22 por Redação

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), lança a versão 4.0 da Cartilha de Segurança para Internet.
Com conteúdo atualizado e temas como redes sociais e celulares, a Cartilha apresenta no Capítulo 1 uma introdução sobre os riscos e os cuidados necessários no uso da Internet. Do Capítulo 2 ao 6 os riscos são apresentados de forma mais detalhada, enquanto que do Capítulo 7 ao 13 o foco principal são os cuidados a serem tomados e os mecanismos de segurança existentes.

A cartilha agora contém ilustrações e inovações técnicas importantes. A cartilha é licenciada no Creative Commons (CC BY-NC-ND 3.0) e sua disponibilização está em HTML5. Em breve, também será possível acessá-la pelo formato de livro eletrônico (ePub).

“A versão anterior datava de 2006 e, em seis anos, muito mudou no uso da Internet, desde o número de dispositivos conectados até o comportamento dos usuários”, ressalta Miriam von Zuben, Analista de Segurança do CERT.br.

Fascículos e slides
Uma das principais demandas dos usuários à Cartilha do CERT.br era a possibilidade de facilitar a discussão de tópicos específicos. A partir desta versão, serão disponibilizados periodicamente fascículos especializados: os dois primeiros, já disponíveis no segundo semestre, serão sobre “redes sociais” e “senhas”.

Slides sobre esses temas também estarão disponíveis para download, com a finalidade de auxiliar professores a disseminar o conteúdo em sala de aula ou cursos. “Muitas vezes somos levados a pensar que a Internet contém riscos e ameaças técnicas impossíveis de serem resolvidos. Com estes materiais, pretendemos mostrar que pequenas mudanças de comportamento no dia-a-dia podem contribuir para aumentar a segurança do usuário ao utilizar a rede”, completa Miriam.

 

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top