Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Google cria alerta contra invasões ao Gmail patrocinadas por governos

Postado em: 06/06/2012, às 09:28 por Redação

Preocupado com o avanço do temido programa malicioso Flame – descoberto há uma semana pela Kaspersky – e de outras ameaças criadas ilegalmente por governos, o Google começou a enviar mensagens de alerta aos usuários do Gmail, desde terça-feira, 5, quando suspeita que alguma conta pode ter sido invadida. A informação é da versão online do jornal The New York Times.

Hackers contratados por países como China e Rússia, e algumas autocracias do Médio Oriente, têm sido acusados de levarem a cabo ataques contra ativistas e defensores dos direitos humanos, numa tentativa de deter as suas atividades. A China e a Rússia, por exemplo, sempre negaram estas acusações, mas sabe-se que foi depois de a China ter interferido nas contas do Gmail de ativistas de direitos humanos que o Google decidiu retirar seu data center de Pequim.

O gigante das buscas informa em seu blog que pretende emitir o alerta a qualquer momento em que suspeitar que há uma ameaça. A mensagem aparecerá em uma barra rosada na parte superior da interface com a seguinte mensagem: “Aviso: acreditamos que hackers patrocinados por um governo podem estar tentando comprometer sua conta ou computador”.

Apesar de não revelar como será capaz de identificar um ataque de uma ciberarma, o Google avisa que seu sistema de monitoramento e análise de dados pode perceber o envolvimento de governos em uma tentativa de invasão. "Não podemos entrar em detalhes, mas a nossa análise tão detalhada, assim como depoimentos de vítimas, sugerem fortemente o envolvimento de estados ou grupos que são patrocinado por Estados nos ataques", declarou Eric Grosse, vice-presidente de engenharia de segurança do Google, no blog da empresa.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top