Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Plataforma criptográfica da ICP-Brasil vai ser totalmente nacional

Postado em: 06/07/2007, às 19:20 por Redação

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para Segurança das Comunicações (Cepesc), órgão ligado à Agência Brasileira de Inteligência (Abin), entregou na semana passada dois exemplares do Gerador Aleatório, um dos componentes do hardware no qual estará baseada a plataforma criptográfica da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

O gerador, batizado de GA-ITI, foi entregue ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), responsável pelo desenvolvimento do hardware. A finalidade desse componente é permitir a criação de pares de chaves: uma chave pública e outra privada.

O coordenador geral de operações do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Ricardo Valle, ressaltou que, com a entrega do gerador, cumpre-se uma etapa importante do projeto João de Barro, criado pelo ITI para criar e nacionalizar a plataforma criptográfica da ICP-Brasil. "Esse é mais um passo no planejamento de conclusão do desenvolvimento do hardware. É uma meta que foi prevista e atingida", disse.

O projeto João de Barro prevê o desenvolvimento de um hardware e de um programa de software livre para emitir chaves públicas e privadas da Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz). Segundo o coordenador da equipe de software do projeto no ITA, Rafael di Lego, com o gerador, a criação aleatória dos números por um hardware torna-se mais segura e eficiente do que se fosse feita por um software. O hardware permitir também que o par de chaves da AC-Raiz da ICP-Brasil seja guardado com mais segurança.

O próximo passo agora será integrar o software do projeto João de Barro, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o hardware desenvolvido pelo ITA. Os testes de integração têm o objetivo de verificar a interoperabilidade do hardware e do software. O ITI é a Autoridade Certificadora Raiz da ICP-Brasil e, por isso, credencia as autoridades certificadoras de nível subseqüente e as autoridades de registro que emitem os certificados digitais.

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top