Converge Comunicações -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Número de notebooks com acesso à internet cresce 15%, indica estudo

Postado em: 06/08/2007, às 21:50 por Redação

O número de conexões por cabo à internet em banda larga nas residências brasileiras aumentou de 10%, em 2005, para 16% no ano passado, ao mesmo tempo em que houve uma redução do uso de linha convencional discada (dial-up), de 45% para 39%. Além disso, houve um aumento no uso de PCs para atividades que requerem cada vez mais capacidade de processamento e memória, como download de músicas e vídeos.

Os dados são de pesquisa encomendada pela Intel à empresa Research International, na qual, em cada um dos períodos, foram ouvidas 700 pessoas, de 18 a 45 anos, das classes A, B e C das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre.

O estudo mostra. Também, que o notebook está ficando cada vez mais individual, além de a queda nos preços ter provocado um ciclo mais rápido de renovação de compras desses equipamentos. Outro dado da pesquisa é que a educação continua como um dos principais motivos citados para a compra do primeiro PC. No entanto, houve um aumento no foco para a educação de adultos ? de 30 para 53%.

Em relação ao modelo de uso, a pesquisa demonstra que os usuários estão aproveitando cada vez mais recursos dos computadores. Anteriormente, havia uma grande concentração em navegação na internet e na troca de mensagens instantâneas. Os novos dados mostram maior equilíbrio em relação às outras aplicações, como edição de fotos e download de música

As iniciativas como a isenção de PIS e Cofins e de financiamentos concedidos pelo governo para a compra de computadores já refletiram na pesquisa. Em comparação aos números de 2005, a compra de PCs novos, em vez de usados, aumentou de 75% para 78%.

Houve, também, um crescimento no número de notebooks com acesso à internet, que passou de 75% para 90%. Nas famílias com mais de um PC, a compra de notebooks cresceu de 22% para 28%. A existência de um local específico para usar o notebook em casa passou de 47% para 64%. Esse dado pode demonstrar que o notebook está se transformando no principal PC da casa.

Outra constatação é que os usuários que não possuem computador costumavam acessar a internet, sobretudo no trabalho. Esse número caiu de 48% para 35% e houve um aumento considerável no acesso na casa de outras pessoas (28% para 38%) e em LAN houses e cyber cafés (13% para 35%).

Houve um aumento no uso de PCs para as seguintes atividades: baixar músicas e vídeos (0% para 8%), backup (de 0% para 19%), interação em comunidades online (0% para 16%) e uploads de fotos digitais em sites (0% para 16%).

Tags:

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top